Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

28/04/2014

Olimpíada de L.P. - última semana de inscrições!

Por: Diário do Sudoeste

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa vão até dia 30 de abril, quarta-feira


Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Elas devem ser feitas até o dia 30 deste mês, quando encerra o prazo. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Na última edição desta olimpíada, ocorrida em 2012, alunos da microrregião de Pato Branco se destacaram graças ao esforço e ao empenho tanto do aluno quanto dos professores que orientaram os trabalhos.

A técnica de Língua Portuguesa do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, Simone Varaschin, contou que o aluno Éverton Ariel Tormem Balena ficou entre os dez semifinalistas do Paraná na Olimpíada, com a crônica “Claudinha! Uma condenada”. O aluno estuda na Escola Estadual Gleci Regina Zanchett, em Clevelândia. Para esta produção, ele foi orientado pela professora de Língua Portuguesa Geni de Lourdes Ferst Kleinibing.

A aluna Vanessa Gandolfi, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Palmas, ficou em 11º lugar na semifinal do Paraná na Olimpíada de Língua Portuguesa na última edição, com a poesia “Aqui é o meu lugar”. A aluna recebeu orientação da professora Mariana Santos de Andrade para produzir o texto.

Inscrições

O professor é quem se inscreve na olimpíada. Para que ele participe do concurso, é preciso que a Secretaria de Educação do Município ou do Estado faça a adesão ao projeto no mesmo período de inscrição.

O professor poderá se cadastrar no portal da olimpíada para ter acesso ao material didático de capacitação para orientar os estudantes. Também poderá participar de cursos de formação online.

De acordo com Simone, o objetivo da Olimpíada é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Oficinas

Simone explicou que o tema deste ano é “O lugar onde vivo”. As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de língua portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.

Participação

O programa trabalha com gêneros literários específicos de acordo com a série. No caso do ensino fundamental, os alunos do 5º e 6º anos deverão produzir um poema; os do 7º e 8º anos, memórias literárias e os do 9º ano, uma crônica. No ensino médio, será a crônica para o 1º ano e o artigo de opinião para o 2º e 3º anos.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção de textos. A etapa final da olimpíada será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora e as escolas, um laboratório de informática.

Parceria

A Olimpíada de Língua Portuguesa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. É um projeto em parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação. Na última edição, em 2012, foram recebidas 90.391 inscrições de professores, de 40.433 escolas brasileiras. O programa teve a participação de cerca de 3 milhões de estudantes.

Acesse o informativo enviado pelos organizadores.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Confira nosso conteúdo específico sobre a Olimpíada.

Estas informações foram extraídas do site diariodosudoeste.com.br/, em 09 de abril de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.