Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

28/07/2014

O futebol e a língua portuguesa

Por: Boa Informação

Em SP, exposição sobre futebol ajuda no aprendizado da língua portuguesa.

Aprender português pode ser tão divertido quanto jogar futebol, principalmente em ano de Copa do Mundo. Para mostrar a relação entre o idioma e um dos esportes mais tradicionais da cultura brasileira, está em cartaz no Museu da Língua Portuguesa a exposição Futebol na Ponta da Língua. Com ajuda de recursos interativos, o espaço convida o visitante a mergulhar no universo esportivo e conhecer mais sobre o vocabulário técnico do futebol, gírias, origem das palavras e a sua representação na literatura.

Durante a exposição, que está montada no saguão do segundo e terceiro andares do museu, os visitantes podem descobrir que o futebol também é uma linguagem com regras e códigos característicos, assim como a língua. Segundo Marina Toledo, coordenadora do núcleo educativo do museu, a mostra faz com que o público perceba o dinamismo da língua e a sua relação com a cultura, observando expressões que migram do campo para o cotidiano e vice-versa.

Ao entrar no saguão do segundo andar do museu, o público se depara com a possibilidade de jogar uma partida de futebol com palavras. Escolhendo entre opções como passe, chute e drible, é possível marcar um gol e ver explicações sobre o significado das expressões “gol de placa”, “dar zebra”, “perna de pau”, entre outras. A cada jogada aparecem explicações de novos termos, animações e trechos de frases literárias ou letras de músicas.

No terceiro andar, o visitante percorre por um campo de futebol e, conforme se posiciona nas marcações feitas pelo chão, consegue ouvir narrações de jogos, músicas e trechos de obras literárias que citam o esporte. Entre os escritores que aparecem na mostra, estão nomes como Mário de Andrade, Luis Fernando Verissimo, Gilberto Freyre, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade.

“Ainda que não trabalhe com a educação formal, o museu usa uma série de atrativos modernos que ajudam chamar a atenção para a língua de uma maneira mais prazerosa”, explicou Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. Segundo ele, assim como a língua, que representa um importante elo para a construção da identidade do brasileiro, o futebol também é um elemento importante e característico da cultura nacional.
Interações com o público

A professora Rosineide Albuquerque, que ministra a disciplina de português para turmas do ensino fundamental 2, visitou a exposição acompanhada do marido e do filho de 7 anos. Para ela, o interessante da mostra é a interação e a possiblidade de tornar o aprendizado uma tarefa divertida, sem o peso da obrigação do dia a dia. “Os estudantes podem perceber que a língua não é apenas aquela coisa dos livros. Ela é viva como o futebol. Hoje não dá mais para aprender de uma forma estática”, afirmou.

A visitante Simone Cursini, economista, também aproveitou o período de férias escolares para levar o filho de 8 anos ao museu. “Eu acho muito importante que os pais também participem na educação das crianças. O meu filho está na fase de alfabetização e eu achei que seria bom trazê-lo aqui. Isso motiva a criança a tentar entender o que está escrito nas palavras e descobrir o seu contexto.”

De acordo com Sartini, cerca de 65% do público que vista o museu é composto por estudantes. Segundo o diretor, em geral os alunos apresentam muitos erros de português e o futebol pode ser uma boa forma para aguçar a curiosidade deles. “O objetivo é que todos saiam daqui orgulhosos por falar português e que sejam estimulados a aprender mais sobre o próprio idioma”, apontou.

A exposição Futebol na Ponta da Língua fica em cartaz até 7 de setembro. Para escolas ou instituições que desejem promover visitas monitoradas, é necessário realizar o agendamento com pelo menos um mês de antecedência. Conforme explicou a coordenadora do núcleo educativo, durante as visitas mediadas os educadores interagem com os grupos e provocam sobre as conexões entre o jogo e o cotidiano. Maiores informações podem ser consultadas no site do museu.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa
Data: 10 de junho a 7 de setembro
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro
Ingresso: Inteira: R$ 6 / Meia: R$ 3
Entrada gratuita às terças e sábados



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.


Estas informações foram extraídas do site boainformacao.com.br/, em 17 de julho de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.