Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

18/11/2014

Portugal na Amazônia

Por: Dnotícias.pt

Portugal e Venezuela levam cultura portuguesa a comunidades étnicas da Amazônia

Autoridades portuguesas e venezuelanas iniciaram, numa região próxima da Amazônia, o primeiro encontro cultural "Portugal e Venezuela: tradições que nos unem", iniciativa centrada na promoção da cultura portuguesa junto de comunidades étnicas do Estado venezuelano de Amazonas.

"O programa prolonga-se até 06 de novembro e consiste na entrega de duas bibliotecas do Instituto Camões, na projeção do filme português a Bela e o Paparazzo e num concerto da Andrea Imaginário", disse à agência Lusa o adido cultural da Embaixada de Portugal em Caracas.

Segundo Gonçalo Capitão, a iniciativa surgiu de uma conversa com Kelly Pottella, "intermediária entre o Ministério venezuelano de Cultura e as comunidades imigrantes" e acabou nesta forma cooperação, numa "oferta de Portugal à Venezuela".

Por outro lado, explicou que, na sequência de uma visita consular e de representantes do Conselho das Comunidades na Embaixada, constataram "que há portugueses (menos de meia centena de famílias, segundo dados não oficiais) no Amazonas e que é um Estado com pouquíssima oferta cultural".

Segundo o coordenador do ensino da Língua Portuguesa na Venezuela, Rainer Sousa, o programa tem também uma componente linguística, existindo de parte das autoridades venezuelanas o interesse no contacto com a comunidade portuguesa naquela região.

"Há na zona comunidades indígenas que falam a Língua nativa, espanhola e a portuguesa. Na fronteira há também uma quantidade de etnias que também falam português", frisou.

Por outro lado, explicou que, com o apoio do Instituto Camões, vão oferecer perto de meia centena de livros para as bibliotecas municipais de comunidades de Puerto Ayacucho e Maroa, esta última uma pequena povoação cujo acesso só é possível de avião ou após vários dias de viagem de canoa, descendo o Rio Amazonas.



Esta notícia foi extraída em 3/11/14 do site dnoticias.pt/, e adaptada. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.