Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

11/12/2014

ONU procura voluntários fluentes em língua portuguesa

Por: EBC

As Nações Unidas procuram profissionais que falem português para seu programa de voluntários. A afirmação foi da assistente de recrutamento internacional da iniciativa, Irina Daudt Rodrigues. Para se candidatar é preciso falar um dos idiomas de trabalho do programa: espanhol, francês e inglês.
"Temos várias oportunidades para pessoas de língua portuguesa e em países de língua portuguesa. Na verdade, até certo ponto, é até difícil encontrar profissionais que sejam fluentes neste idioma. Então, sempre estamos procurando profissionais do desenvolvimento social que sejam fluentes em língua portuguesa".

Ebola
Em entrevista à Rádio ONU, da sede do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), na cidade alemã Bonn, a especialista explicou como é o processo de seleção e afirmou que profissionais de diferentes áreas e idades podem se candidatar. Irina enfatizou a presença de voluntários nos países afetados pelo surto de ebola e em Missões de Paz. "Agora, no esforço, na força-tarefa das Nações Unidas nos países afetados pela epidemia de ebola, nós já temos mais de 200 voluntários já servindo nestes países para controlar esta epidemia. Além disso, várias Missões de Paz da ONU, quase todas elas, contam com o apoio de voluntários, várias das nossas agências da ONU também."

Voluntariado
O Dia Internacional do Voluntariado é comemorado em 5 de dezembro. Em mensagem sobre a data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a ocasião é uma "chance de agradecer a muitas pessoas que agem neste espírito de doação e encorajar outros a seguirem seu exemplo". Louise Peres foi uma dessas pessoas. A brasileira de 27 anos foi voluntária da Aliança das Civilizações em 2009 contou um pouco da sua experiência à Rádio ONU.

Experiência
"Foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e pude também conviver com pessoas diferentes da minha realidade, isso foi muito enriquecedor pra mim. Além de claro ajudar a ONU, que é uma instituição relevante no mundo globalizado, de pessoas diferentes tentando buscar o bem comum. Acho que é muito legal ter a oportunidade de conhecer esta instituição de perto e de oferecer a nossa força de trabalho durante um período." Ban Ki-moon agradeceu aos mais de 6,3 mil voluntários da ONU e 11 mil que são voluntários da organização pela internet. Ele ofereceu "tributo especial" aos que estão respondendo à crise do ebola.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa
interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.


Esta notícia foi extraída em 11/12/2014 do site ebc.com.br/, e adaptada. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.