Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

24/02/2015

Mostra do expressionismo alemão

Mostra apresenta clássicos do expressionismo alemão

Por Cristiano Castilho - Gazeta do Povo

Fotografia em preto e branco, contraste gritante e interpretações exacerbadas - “antinaturalistas” - são as características maiores do expressionismo alemão, movimento cinematográfico que surgiu no início da década de 1920 e deu um chega para lá no racionalismo vigente na Europa. De quarta-feira (25) a sexta-feira (27), três obras clássicas do gênero serão exibidas no auditório Brasílio Itiberê (R. Cruz Machado, 138, Centro), anexo à Secretaria de Estado da Cultura, sempre às 19h30. O evento é promovido pelo Museu da Imagem do Som. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Nosferatu – Uma Sinfonia de Horror (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, dá o pontapé inicial. A obra é a primeira adaptação para o cinema do livro Drácula, de Bram Stoker. O filme é sobre o Conde Orlok, um vampiro que se apaixona por Ellen e, por consequência, leva o terror à cidade da moça, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror na história do cinema.

Na quinta-feira (26), é a vez do perturbador M, O Vampiro de Dusseldorf (1931), de Fritz Lang. A história é a de Franz Becker (Peter Lorre), um assassino em série de crianças que se aproxima das suas vítimas enquanto assobia sempre a mesma música – uma ária de Peer Gynt: Suíte 1 Op. 46, do compositor norueguês Edvard Grieg (1843-1907).

Por fim, será exibido o filme que catapultou o gênero para fora da Europa e influenciou muita gente até em Hollywood: O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene. Os estranhos efeitos de luz e sombra, a profunda construção psicológica dos personagens (o filme é mudo) e os ângulos de filmagem tortuosos ou distorcidos ajudam a definir a obra como o maior clássico do gênero.

Programação:


Quarta-feira (25), às 19h30 - Nosferatu – Uma Sinfonia de Horror

Quinta-feira (26), às 19h30 - M, O Vampiro de Dusseldorf

Sexta-feira (27), às 19h30 - O Gabinete do Dr. Caligari

Esta notícia foi extraída em 24/02/2014 do site www.gazetadopovo.com.br. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.