Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

24/02/2015

Tiras José Aguiar

Tiras de José Aguiar ganham antologia

Por Sandro Moser - Gazeta do Povo

HQ

O artista gráfico curitibano José Aguiar lança seu mais novo livro: Nada com Coisa Alguma (Quadrinhpholia, 132 págs., R$ 50,00). Trata-se de uma reunião com as tiras da série homônima publicadas semanalmente na Gazeta do Povo.

A série publicada desde 2011 são um espaço de experimentação do autor premiado por suas graphic novels e pelo projeto de leitura teatral de quadrinhos Cena HQ.

Sem personagens fixos e com uma linguagem fora do humorismo convencional, a série nasceu, segundo seu autor, da “necessidade de encontrar uma maneira de incorporar minhas experiências em outros formatos e fazer uma tira fora do normal”.

“As tiras são o meu cantinho particular, um lugar onde faço aquilo que não poderia fazer em nenhuma outra HQ. É onde reflito sobre o mundo, sobre mim mesmo, divago, fantasio e me divirto”, explica Aguiar.

O desenhista observa que projeto gráfico do livro explora as possibilidades narrativas e estéticas das tiras que foram redimensionadas fora da limitação do espaço do jornal.

“Não faria sentido simplesmente reunir as tiras como se faz num livro convencional do gênero”, explica Aguiar. “No espaço do livro, diferentemente do jornal, eu pude repensá-las e remontá-las. Dar a elas outro peso e outro significado.”

O livro financiado pela ferramenta de colaboração coletiva Catarse é uma edição de colecionador de tiragem limitada.

Esta notícia foi extraída em 24/02/2014 do site www.gazetadopovo.com.br. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.