Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

24/07/2015

Único retrato de Shakespeare

Descoberto o que seria o único retrato de Shakespeare feito em vida

Retrato de Shakespeare

Imagem estampa uma página de um livro de botânica do século XVI.


Uma pequena gravura sem cores de um homem barbudo e de cabelos volumosos, estampada na primeira página de um livro de botânica do século XVI, seria a única imagem conhecida feita em vida do dramaturgo William Shakespeare. É o que alega o botânico e historiador britânico Mark Griffiths, que encontrou o retrato há cinco anos e vem estudando-o durante todo esse tempo, em que se dedicou a decifrar um código da dinastia Tudor usado na obra para autenticar a identidade do bardo. Shakespeare teria 33 anos à época do retrato e viveria o seu auge - a imagem teria sido feita depois da peça Sonhos de uma Noite de Verão e um pouco antes de Hamlet.

O livro em que a imagem está estampada se chama The Herball or Generall Historie of Plantes (algo como 'As Ervas ou História Geral das Plantas') e foi publicado em 1598 pelo horticultor John Gerard. Como um desses livros para colorir que fazem sucesso hoje entre adultos, o volume traz diversas gravuras decorativas, entre flores e símbolos diversos, em meio aos quais aparecem quatro figuras masculinas: o autor, Gerard, o renomado botânico holandês Rembert Dodoens, o tesoureiro da rainha Elizabeth, Lord Burghley, e um quarto homem, que veio a ser identificado como o bardo.

"No começo, eu tive dificuldade de acreditar que alguém tão famoso, tão universalmente conhecido, pudesse ter ficado tanto tempo escondido em um livro", disse Griffiths, o descobridor, que precisou desvendar um elaborado código Tudor de enigmas, motivos heráldicos e flores para verificar a identidade do dramaturgo. Entre os elementos que indicariam que aquele retrato é mesmo de Shakespeare, o historiador destaca as plantas que estão com ele: um tipo de lírio e uma espiga de milho doce, que fariam alusão ao primeiro poema e peça impressa do autor: Vênus e Adonis (1593) e Titus Andronicus (1594). A solução de outros pequenos enigmas relativos à imagem teriam dado ao historiador a certeza de quem se tratava.

À época da descoberta, Griffiths procurou o americano Edward Wilson, historiador emérito de Oxford, que o aconselhou a "tentar provar que aquele não era Shakespeare". O método científico seria o mais confiável: se falhasse na tarefa, Griffiths teria certeza de que tinha mesmo em mãos um retrato do bardo. "Essa é a contribuição mais importante a ser feita para o conhecimento que há sobre Shakespeare em gerações", teria lhe dito Wilson.

O achado foi revelado pela revista inglesa Country Life, da qual Griffiths é colaborador. Para o editor da publicação, Mark Hedges, trata-se da "descoberta literária do século". "Esta é a única imagem verificada de Shakespeare feita em vida. Até hoje, ninguém sabia que rosto ele teria em vida", diz ele, em matéria da revista. E até aqui, vale lembrar, as únicas imagens identificadas como de Shakespeare são uma gravura presente em uma reunião completa de sua obra e um monumento na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon, ambos feitos após sua morte.


Esta notícia foi extraída em 24/07/2015 do site http://veja.abril.com.br. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.