Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

26/10/2015

Novo livro de Verissimo

Novo livro de Luis Fernando Verissimo traz galeria impagável de personagens femininas

Por Alexandre Lucchese / ZH Entretenimento

Desde o título, o novo livro de Luis Fernando Verissimo tem jeito de best-seller. As Mentiras que as Mulheres Contam remete a um dos grandes sucessos editoriais do escritor, As Mentiras que os Homens Contam, que já vendeu mais de 500 mil exemplares. São textos curtos, que narram com muita graça histórias das mais variadas personagens femininas, desde virgens abandonadas no altar até cinquentonas "com um corpo de 20 e um rosto de 30", passando por mães atenciosas e esposas pouco confiáveis, entre outras. O certo é que, ao atravessar a galeria de mulheres descritas pelo autor, é difícil não ser seduzido por alguma delas.

Outro desafio para o leitor é não rir dos diálogos que permeiam boa parte das crônicas.

– Procuro sempre facilitar a leitura, torná-la agradável. O dialogo é um meio de fazer isso. Tento fazer as pessoas se revelarem por meio do que falam, sem muita descrição ou ação – explica o escritor.

Esse livro reúne crônicas publicadas nos jornais Zero Hora, O Globo e O Estado de S. Paulo, além do inédito "Igualzinha, Igualzinha", que abre o volume fazendo uma reflexão sobre a "primeira mentira" que ouviu de uma mulher: "‘Olha o aviãozinho!’. Ela querendo nos convencer de que o que tinha na mão não era uma colher com papinha, mas um avião. Um avião!", relembra o escritor para ilustrar a debochada tese de que, desde o início da vida, os homens são ludibriados pelas mulheres. São mais de 40 crônicas de vários momentos da carreira de LFV.

– Há, no livro, alguns textos que eu havia me esquecido por completo que havia escrito – conta ele.

Mesmo exercendo ironia sobre suas personagens, o autor parece bem cotado entre as leitoras.

– Escrevo mais a favor das mulheres. Recebo críticas, mas também elogios. Então, acho que não as desagrado tanto – avalia.

Fãs de Verissimo em breve poderão ficar mais próximos dele. Dois documentários sobre o escritor, que completará 80 anos em 2016, estão em andamento. Diretora de um deles, a gaúcha Luzimar Stricher, acompanha LFV há dois anos. Já o fluminense Angelo Defanti planeja rodar o seu longa-metragem no próximo ano. Nenhum deles têm data de estreia prevista.


Esta notícia foi extraída em 26/10/2015 do site ZH Entretenimento. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.