Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

11/07/2016

Conhece o Book4you?

Saiba como funciona o Book4you, o Tinder dos livros


Por Angela Corrêa - Gazeta do Povo

No Tinder, você escolhe o ícone do coração quando o perfil de um potencial parceiro lhe parece agradável. Como o espaço para a descrição não costuma ser preenchido por todo mundo, a aparência é o principal atributo avaliado. Já no Book4you, plataforma que transporta o formato do aplicativo de encontros para conhecer novos livros, nenhum título é avaliado pela capa. Mesmo.

Pelo mecanismo do Book4You, lançado em novembro do ano passado e em ainda em fase beta, o usuário navega por algumas listas, como por exemplo “para ler na chuva”, “já li esse filme” e “pra nerd conhecer”, em uma experiência semelhante às playlists oferecidas pelo Spotify. A partir daí, tem acesso a uma sinopse. Se gostar da breve descrição, clica em coração. Se a premissa não agradar, segue o mesmo protocolo do Tinder: clica no X e parte para outra sugestão.

A diferença é que o usuário tem “match” com todos as descrições com as quais se identificar – no aplicativo de relacionamentos, os dois usuários precisam clicar em “coração” para que possam bater papo. No Book4you, a partir daí, são revelados capa e links para compra nas lojas Amazon, Livraria Cultura, Saraiva e Submarino. O candidato a leitor também pode catalogar os livros apresentados de três maneiras: “já li”, “lista de compras” e “tenho na estante”, mas, por ora, ainda não pode editar essas “prateleiras”.

Até o fechamento desta matéria, 65.200 usuários estavam cadastrados, com crescimento diário de 800 a 1.000 usuários. O número de vendas, porém, ainda é baixo. “Nesta versão beta identificamos vários motivos que levam a essa baixa conversão. Na próxima versão, com todas as melhorias implementadas, aumentaremos gradativamente”, acredita Cássio Bartolomei, fundador do Book4You. “Vale ressaltar que o objetivo principal não é em vendas e sim em experiência do usuário, engajamento e uso da plataforma”, completa.

Nova fase

Por enquanto, a plataforma só funciona na versão desktop, mas deve também ter um aplicativo para celulares em breve. O lançamento deve sair em 30 dias. No mesmo prazo, site também deve ganhar design, funções e layout novos. Entre as novidades está a exibição dos preços nas lojas, a opção de seguir as listas de assuntos para saber sobre as atualizações e a edição dos títulos já lidos. Outra ferramenta que vai passar a funcionar é o filtro por gênero, que vai possibilitar que o usuário personalize suas listas.

O conteúdo é gerenciado pela jornalista Maria Fernandes Rodrigues, que é sócia de Bartolomei ao lado de Thiago Porto, da PerSe, plataforma de publicação de livros. “A curadoria é voltada para momentos e sentimentos, não somente no gênero literário. Não existem prioridades, se existe um livro que faz sentido para a plataforma ele entra, independentemente de editora e autor”, conta Bartolomei.

Nenhum gênero é vetado, embora ainda não estejam todos disponíveis nesta versão. “A intenção é fazer com que o Book4you tenha um acervo bem pulverizado com todos os tipos de livros disponíveis”, diz o empresário.


Este conteúdo, acessado em 11/07/2016, está publicado na íntegra no site Gazeta do Povo. Todas as informações nele contido são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.