Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

07/05/2018

Edição especial - Scratch Day 2018

Edição especial - Scratch Day 2018

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná já iniciou as celebrações do Scratch Day 2018. Esse é um evento internacional que anualmente reúne pessoas que utilizam o software Scratch, que é utilizado para programação de computadores e pode ser um grande aliado de professores e alunos.

O que é o Scratch?
O software Scratch foi criado visando à programação básica de jogos, aplicativos e outros recursos computacionais. Por ser gratuito e altamente intuitivo, permite que qualquer pessoa o baixe em seu computador e comece a utilizar. Há também diversos tutoriais on-line em sites de vídeos.

Alguns professores têm utilizado o Scratch para elaborar atividades interativas para seus alunos. Além disso, o programa possibilita experiências didáticas em que os próprios alunos, no laboratório de informática, precisam usar a lógica para programar o movimento de objetos virtuais em tempo real. Para isso, podem ser trabalhados conteúdos relacionados a várias disciplinas escolares!

Como posso participar do Scratch Day?
A melhor forma de participar de um Scratch Day é organizando um. Para isso, um professor, grupo e/ou escola primeiramente se cadastra no site da comunidade de usuários do Scratch para dizer que tomará parte das celebrações. Depois, basta utilizar os materiais disponíveis para divulgação, tutoriais de uso do Scratch, sugestões de atividades etc.

ícone do ScratchComo organizar um Scratch Day?
Não é preciso ser um “expert” em Scratch para organizar um Sratch Day. Mesmo que você não conheça essa ferramenta, é possível acessar materiais e organizar um. Vale lembrar: trata-se de um programa muito fácil de aprender e de utilizar!
Além disso, o Scratch Day não tem formato ou tamanho específico. Pode ser uma conversa com professores no intervalo, um bate papo durante uma aula, ou um evento que mobilize toda a escola. E se apenas um ou poucos professores conhecerem o Scratch, mesmo assim é possível registrar a ação no site do Scratch e pôr a mão na massa!
As sugestões de materiais para o Scratch Day encontram-se disponíveis tanto no site do Scratch quanto na página do Scratch Day Seed 2018. Além disso, os assessores das CRTEs dos núcleos regionais de educação da Secretaria de Estado da Educação também estão à disposição para auxiliar as escolas na organização do seu Scratch Day.

Quero participar!
Se você não vai organizar um evento em sua escola, mas quer participar de um Scratch Day, confira as localidades do Paraná que organizarão o evento.
E se puder, participe no Seed Lab da Seed. Ali, o evento acontecerá ao longo dia 11 de maio, a partir das 9h. Programe-se!

Scratch para a vida
Além de suas funcionalidades computacionais e de sua aplicabilidade na educação formal, a utilização do software Scratch pode promover mudanças de comportamento que beneficiam a todos, uma vez que estimula o pensamento voltado à resolução de problemas, e atitudes como responsabilidade e planejamento.

Por isso tudo, não fique de fora! Acesse o site do Scratch Day Seed-PR 2018: https://sites.google.com/escola.pr.gov.br/scratchdayseedpr/scratch-day.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.