Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

20/06/2018

Edição 04/2018 - Escola Interativa

Informativo
Olá, professor(a)

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponibilizados no repositório: Escola Interativa - Recursos Digitais. Vinculado ao Portal Dia a Dia Educação, este repositório foi criado para reunir, em um único espaço, os mais variados recursos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

A dica de hoje é:


Internetês: quanto mais simples, melhor!


Quais as possíveis razões para este comportamento no uso da escrita e quais as implicações desse comportamento na escrita de textos no âmbito escolar?

Separamos alguns materiais que podem o auxiliar no trabalho sobre essa temática:

Ícone para Imagem
Imagem
Ícone para Infográfico
Infográfico
Ícone para Recurso Textual
Recurso textual
Ícone para Vídeo
Vídeo







As percepções do mundo se alteram conforme a tecnologia evolui. E essas mudanças também afetam a maneira como nos comunicamos.

A língua portuguesa é muito mais que regras gramaticais, ela é viva, muda, e tais mudanças estão relacionadas a variações determinadas pelo ambiente sociocultural, a geografia, a história e a situação comunicativa. É nesse contexto que temos o internetês - linguagem utilizada nos meios de comunicação virtual, que possui características específicas.

Não é raro, nos dias de hoje, nos depararmos com textos acadêmicos que apresentam esse tipo de variação linguística, que muitas vezes prejudica a qualidade do texto. Embora a tecnologia tenha facilitado o dia a dia das pessoas, com a expansão da internet, os “tropeços” na língua portuguesa tornaram-se mais habituais na escrita.

A linguagem simplificada da internet é benéfica para textos digitais, mas a norma padrão jamais deve ser ignorada!

Vamos conscientizar nossos alunos?


 

http://www.portugues.seed.pr.gov.br

 

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais
Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão
81670-390 - Curitiba - PR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.