Disciplina - Lingua Portuguesa

Formação em Ação – A Leitura e a Problematização no Processo de Ensino-Aprendizagem 2

Programa realizado em outubro de 2014, em que os professores, Lucimar Donizete Gusmão, Vilma Lenir Calixto, Tiago Ungericht Rocha e Otto Henrique Martins da Silva fazem uma discussão sobre a dimensão epistemológica da leitura e da problematização no processo de ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas do conhecimento. Eles apontam a importância de o professor compreender essa dimensão e a partir dela conceituar e repensar questões relativas à interpretação, ao texto, explicando também a diferença entre problematização e resolução de problemas. Além disso, explicam como deve ser feito o encaminhamento metodológico nessa perspectiva.

Nesta segunda parte, os professores fazem alguns apontamentos sobre os cuidados que o docente deve ter ao repensar a leitura em seu trabalho com os estudantes e de que modo é possível reorientar o processo de ensino e aprendizagem por meio da leitura e da problematização, explicando como as propostas disciplinares do DEB podem auxiliar nesse processo.

Produção: TV Paulo Freire

Idioma: Português

Palavras-chave: Conhecimento científico. Fragmentação do saber. Escola. Proposta pedagógica curricular. Plano de trabalho docente.

Duração: 46min44s

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 7296
  • 1
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações