Disciplina - Lingua Portuguesa

Diversidade cultural e racial

Sala de aula :: Práticas realizadas :: Diversidade cultural e racial



Nome da autora: Dulce Maria Berdun
Instituição: Colégio Estadual Olivo Fracaro
Município / Estado: Cascavel/PR
Conteúdo: Diversidade cultural e racial
Série: Sala Apoio - 8º ano Fundamental
Número de horas-aula estimado: 10
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Objetivos
Compreender a diversidade racial e cultural para que haja valorização e respeito às diferenças.

Conteúdos e objetivos específicos
Tópico 1 de conteúdo: Pesquisa dos termos abordados na aula.( diversidade, étnica ...)
Objetivo específico: Conhecer o conceito dos termos abordados para sua aplicação correta nas aulas seguintes.
Tópico 2 de conteúdo: Conhecer a formação étnica brasileira.
Objetivo específico: Conhecer a história a fim de respeitar as diferenças.
Tópico 3: Levantar dados a respeito da formação étnica existente no bairro.
Objetivo específico: Conhecer as especificidades de cada grupo.

Justificativa
Visando conhecer as diferentes etnias existentes no bairro, e sua diversidade cultural, a fim de haver o respeito à diversidade, justifica-se a presente atividade.

Encaminhamento

Segundo Arroyo, assumir a diversidade no currículo implica compreender que o processo de formação humana se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político, em diferentes esferas, inclusive a escolar.

O aluno sabe que existem diferentes raças, tipos de alimentação, religiões, raças, danças etc. ( visão empírica). Cabe à escola e ao professor desenvolver ações para que ele seja capaz de entender e mudar atitudes.

Relações interdisciplinares
  1. Pesquisa do termo "diversidade" em dicionários.
  2. Leitura de textos relacionados ao assunto.
  3. Elaboração de questionário para entrevista a familiares.
  4. Entrevistas. Relações interdisciplinares
  5. Apresentação de trabalhos em forma de seminários.
  6. Produção de texto dissertativo.
Prática social
a) Buscar através de entrevistas orais e escritas os costumes relacionados a cultura dos seus antepassados;
b) Apresentação de seminários.

Problematização
a) Por que é importante conhecer a diversidade cultural?
b) Conhecimento das leis relacionadas ao respeito às diferenças(racial, gênero, religião)
c) A escola educa para que haja o respeito aos diferentes indivíduos e culturas.

Instrumentalização
Ação didático-pedagógicas
a) Pesquisa e discussão sobre o conceito diversidade;
b) Leitura de textos diversos sobre o tema;
c) Entrevistas com familiares.
Recursos utilizados: vídeos, textos, internet, formulários para entrevista.

Avaliação
Exposição das entrevistas realizadas, produção de texto dissertativo sobre o tema.

Aplicação do conteúdo aprendido na prática social
Levar os alunos a possíveis ações práticas na escola e comunidade em que vivem.

Adequações para alunos com necessidades especiais

Os alunos que necessitam de atendimento especial terão atendimento individualizado nas horas atividades, como também serão atendidos individualmente pelo professor que ofertará atividades de acordo com a sua necessidade, ou com auxílio de colegas da classe.

Aprendizagem esperada

Espera-se que o aluno compreenda as diferenças etnicas e culturais e a partir desses conteúdos manifestem uma nova forma de atitude, respeitando as diversidades culturais.

Referências
ARROYO, Miguel G. Indagações sobre currículo: educando e educadores: seus direitos e o currículo.
BRASIL. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Caderno de atividades. Rio de Janeiro: Cepesc, 2009.
DESCARTES, R. Discurso do método. 10. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 60-92.
KANT, I. Crítica da razão pura. (Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 57.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação do campo. Curitiba, PR: Seed, 2006.
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