Disciplina - Lingua Portuguesa

Coletânea de textos

Afinal, por que motivo uma pessoa escreve? Quais os objetivos ao se escrever um texto? O objetivo deste conteúdo é disponibilizar textos de diversos gêneros, que podem servir para provocar o debate sobre fatores como o efeito das condições de produção e do posicionamento ideológico do autor sobre a escolha do vocabulário e da forma do texto. Vale lembrar que tratamos aqui apenas de textos escritos, sendo importante nunca se esquecer de textos de outras naturezas (orais, pictográficos etc.).

É importante lembrar que, além dos textos aqui disponibilizados existem vários outros gêneros textuais e esferas de circulação.

Estamos sempre abertos a sugestões, reclamações e colaborações. Sinta-se à vontade para entrar em contato através de nosso Fale Conosco ou dos formulários de colaboração.



Confira nossa lista de textos:

4. O Hannibal charrua (Postado em 27/06/2014)
"Nove jogos sem poder atuar pela seleção uruguaia, quatro meses afastado do futebol, tiraram até a credencial do atacante Luis Suárez. (...)"

3. MTST ocupa terreno em Itaquera e batiza de "Copa do Povo" (Postado em 04/06/2014)
"No sábado (3), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupou um terreno particular localizado a menos de 4 quilômetros do Estádio Itaquerão. (...)"

2. A farsa da pesquisa do Ipea que indica que mais da metade dos homens crê que as roupas curtas das mulheres incentivam o estupro. (Postado em 26/05/2014)
"Essa semana o Ipea divulgou uma pesquisa apontando que a maioria (58%) dos homens crê que o uso de roupas mais comportadas pode evitar estupros. Até ai pra mim tudo ok."

1. Grilagem (Postado em 15/05/2014)
"O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. (...)"
Recomendar esta página via e-mail: