Disciplina - Lingua Portuguesa

Acordo Ortográfico

O acordo ortográfico da língua portuguesa objetiva unificar e simplificar o uso do português nos países que falam e escrevem a língua. Além do Brasil e Portugal, as mudanças também atingem Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Criado em 1990, após a decisão de representantes das oito nações em simplificar a grafia e unificar as regras, o acordo só entrou em vigor em 2009 após a ratificação dos termos da proposta por três países, que só ocorreu em 2006.

Foi determinado prazo até 31 de dezembro de 2015 para que os brasileiros absorvessem todas as mudanças que se tornariam normas obrigatórias. A partir de 1.º de janeiro de 2016, o novo acordo ortográfico passou efetivamente a valer no Brasil.

As regras do acordo foram estabelecidas pelo Decreto n.º 6.583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O acordo é resultado de uma negociação longa entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras, que teve início da década 80.

A seguir, conheça as regras do Novo Acordo Ortográfico e teste seus conhecimentos sobre o assunto.

Ícone PDF
Regras ortográficas
Simuladores
Jogos e infográfico
Recomendar esta página via e-mail: