Disciplina - Lingua Portuguesa

Consciência Negra e Prosa e verso

Sala de aula :: Práticas realizadas :: Consciência Negra e Prosa e verso


Nome da autora: Solange Aparecida Boreggio
Instituição: Colégio Estadual Maria Carmela Neves de Souza
Município: Presidente Castelo Branco-PR
Conteúdos: Consciência Negra e prosa e verso
Séries: 6º ano

O trabalho foi desenvolvido a partir do livro A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas ao tema “consciência negra” e, na disciplina de Português,as diferenças entre prosa e verso.

Primeiramente, os alunos tiveram contato com a história através de um livro digitalizado que foi assistido na TV Multimídia. Depois receberam a história impressa, leram e fizeram uma interpretação oral em seguida a escrita. Ilustraram a parte que mais gostaram e fizeram uma estrofe de quatro versos relacionada ao desenho.

Em outro momento, houve a explicação da diferença entre verso e prosa para que os alunos transformassem a história do livro, que é em prosa, em verso. Para isso, os alunos foram separados em grupo para que houvesse um maior acompanhamento por parte do professor, que teve de fazer muitas intervenções, pois os alunos tiveram muitas dificuldades para entender como transformar uma narrativa em poema sem mudar a história.

As expectativas com o trabalho desenvolvido foram positivas e alcançadas de forma satisfatória em relação à conscientização do tema abordado, como também com o conteúdo relacionado à disciplina, pois os alunos envolveram-se no trabalho e empenharam-se na produção do livro.

Para finalizar o trabalho, os grupos digitaram os textos que já tinham sido revisados e corrigidos pela professora e confeccionaram livros que tinham o formato de uma boneca negra, que encantou a todos.

Referência
LISBOA, Alaíde de. A bonequinha preta. 3. ed. Floresta-MG, Lê, 2004. Disponível em: <ebookbrowsee.net/livro-a-bonequinha-preta-ppt-d117083226>. Acesso em: 11/03/2014.


Foto 1 do relato de experiência sobre Consciência Negra, verso e prosa. Foto 2 do relato de experiência sobre Consciência Negra, verso e prosa. Foto 3 do relato de experiência sobre Consciência Negra, verso e prosa.
Recomendar esta página via e-mail: