Disciplina - Lingua Portuguesa

O Hannibal charrua

Coletânea de textos :: SP: O Hannibal charrua (Publicado originalmente em 26/06/2014)

Este texto, produzido no contexto da Copa do Brasil (2014) e veiculado numa revista de futebol, diz respeito a um incidente envolvendo um craque uruguaio, que teria agredido um jogador da seleção italiana com uma mordida num jogo do dia 24/06/2014. Para complementar a análise, apresentamos também outras informações relacionadas. Divirta-se!

Algumas perguntas sobre o texto:

a) Na frase "Como são malvados esses homens da Fifa" (final do primeiro parágrafo), o autor está expressando sua posição sobre a decisão da Fifa ou fazendo alusão a opinião de outros?
b) A frase "Morder o amiguinho é proibido, muito proibido" (último parágrafo) expande uma das palavras do parágrafo. Que palavra é essa?
c) Ainda considerando essa frase, houve alguma intenção em utilizar o diminutivo?
d) Por que o autor usou o nome Hannibal para referir-se ao jogador uruguaio?
e) Qual é o significado de "charrua"? Observe as explicações das três fontes diferentes (ao final da página) e discuta em grupos.
f) Pensando apenas na forma como as três fontes on-line trabalharam o verbete "charrua", o que podemos depreender. É sempre melhor usar a enciclopedia virtual Wikipedia ou não? Por quê? Para pesquisar o significado de uma palavra, qual a melhor forma de lidar com dicionários?



O Hannibal charrua

Por Sérgio Xavier

Nove jogos sem poder atuar pela seleção uruguaia, quatro meses afastado do futebol, tiraram até a credencial do atacante Luis Suárez. Parece uma crueldade, o craque não pode nem almoçar com os seus companheiros. Não pode nem acompanhar no estádio a Celeste. Como são malvados esses homens da Fifa.

Antes de sair julgando quem julgou, vale entender tudo o que cerca o caso. Em primeiro lugar, Luis Suárez mordeu o amiguinho em um ataque de fúria. Dentadas flagradas pelas câmeras de TV. Não foi o primeiro ataque do nosso Hannibal charrua, foi a terceira vez que isso acontece. Para entender a punição, é preciso entender como funciona a Fifa. A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos e é o grande momento para a entidade espalhar suas ideias e conceitos. São bilhões de pessoas hipnotizadas por 30 dias. A punição é mais severa do que o necessário. E é proposital. Uma chance para mostrar a todos o que é intolerável.

E aí é importante fazer uma separação do que é uma agressão de jogo e o que é a agressão, vamos dizer, “gratuita”. Carrinhos bandidos, chutes, cotoveladas são agressões de jogo. E devem ser punidos com cartões pelos juízes. Cusparadas e dentadas estão em outra categoria. Não fazem mesmo parte do jogo e muitas vezes nem são vistas pelos árbitros. Aí o flagrante pela TV se justifica. Porque é a diferença entre fazer justiça ou deixar o agressor absolutamente impune.

Houve uma grita geral contra a punição de Luis Suárez. Compreensível, ele é um maluco simpático de um país mais simpático ainda. Sua punição extremamente severa, contudo, é um recado que a Fifa passa para todos. Morder o amiguinho é proibido, muito proibido.

(Segundo divulgação, " Diretor do Núcleo Motor, Esporte e Turismo da Editora Abril, Sérgio Xavier não poupa palavras para discutir os principais assuntos do mundo futebolístico".)

Fonte do texto: http://placar.abril.com.br/blogs/blog-do-serginho/2014/06/26/o-hannibal-charrua/?rct=volkswagen&utm_campaign=placar_na_copa&utm_medium=fanpage_vw&utm_source=facebook?rct=volkswagen&utm_campaign=placar_na_copa&utm_medium=fanpage_vw&utm_source=facebook

Acesso em: 27/06/2014



Significados de charrua:
1.
Palavra que caracteriza os atuais habitantes do território outrora ocupado pela tribo Charrua,o que hoje equivale ao sul do Rio Grande do Sul e toda a República Oriental do Uruguai.
Indivíduo que habita as regiões fronteiriças entre Brasil e Uruguai.
Habitante do Uruguai.
Qualquer coisa oriunda ou pertencente ao Uruguai.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/charrua/

2.
s.f. Instrumento próprio para lavrar a terra.
Ant. Navio grande, próprio para transporte.
Planta da família das compostas.
Indígena da tribo dos charruas, habitante do sul do Brasil.

Fonte: http://www.dicio.com.br/charrua/

3.
A charrua é semelhante ao arado, mas rasga mais profundamente a terra e é mais durável, já que usa-se o ferro na sua construção; geralmente, a charrua é puxada um trator.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charrua_(agricultura)
Recomendar esta página via e-mail: