Disciplina - Lingua Portuguesa

Aprendendo literatura através de paródias

Sala de aula :: Práticas realizadas :: Aprendendo literatura através de paródias


Nome da autora: Márcia Janete Kozar Trojan
Coautora: Vanessa Borsato
Instituição: Colégio Estadual Prof.Dario Veloso
Município: Mallet-PR
Conteúdos: Literatura - Romantismo
Séries: 2ª ano do Ensino Médio

O presente projeto “Aprendendo literatura através de Paródias” está sendo desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Professor Dario Veloso, de forma interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa e Educação Física, a fim de discutir o estilo de época: Romantismo. Através deste projeto, busca-se estimular o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, de modo a desenvolver a linguagem oral e escrita, as habilidades de pesquisa, análise crítica e reflexão, bem como as diferentes leituras de gêneros musicais.
Nas áreas de Língua Portuguesa e Educação Física, a música tende a ser fonte de estímulo para produção textual. Ao produzirem o gênero paródia, os alunos podem observar ainda que essas disciplinas não se pautam em construções rígidas ou fechadas, mas que com elas pode-se criar, aprender, pesquisar e se divertir através do trabalho em grupos.
Este trabalho está sendo desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa sob orientação da professora Márcia Janete kozar Trojan, juntamente com a participação da professora Tuca, da disciplina de Educação Física.

Objetivo Geral
Desenvolver a criatividade, interpretação, leitura, pesquisa e trabalho em grupo através do conteúdo de literatura: Romantismo.

Objetivos Específicos
  • Valorizar a música como fonte de prazer, que interage entre os alunos como importante fator de aprendizagem;
  • Fazer com que desenvolvam sua criatividade e que aprendam a respeitar seus colegas num trabalho em equipe;
  • Aprender a escutar, compreender, interpretar e produzir;
  • Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade;
  • Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação por meio da música , proporcionando a observação das características inerentes ao gênero.

Metodologia
Este projeto está sendo desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno, do Colégio Prof. Dario Veloso, o estilo de época: Romantismo. Primeiramente foram usadas algumas aulas para estudar o conteúdo através de vídeos, pesquisas, leituras e debates. No segundo momento, foi passado um breve resumo sobre o que é paródia e apresentados alguns exemplos de paródias,  bem como mostrado como se pode fazer uma reconstrução paródica. Depois disso, os alunos formaram 3 grupos. Cada grupo ficou responsável por uma geração do Romantismo e com o dever de criar uma paródia. Então, cada grupo pesquisou e compôs uma paródia com as características do Romantismo de acordo com a geração que ficou responsável. Foram feitos alguns ensaios antes de serem apresentados para a escola. As paródias também foram publicadas no site do youtube, bem como no Jornal Studio W/TV WEB STUDIO W, com apoio da Universidade TV Uniguaçu, que contribuiu de forma espontânea e com o intuito de disseminar o projeto de forma mais abrangente a um público de leitores e telespectadores. Esta é uma prática pedagógica que trouxe muitos pontos positivos no processo ensino aprendizagem e por essa razão continua sendo desenvolvido com novos estilos de época.

Avaliação
Analisar o progresso dos alunos, no que tange à leitura e à compreensão do estilo de época Romantismo, à interpretação das músicas, bem como a efetiva participação dos mesmos tanto nas atividades diárias nas aulas como na produção e gravação de suas paródias.

Para assistir as paródias produzidas pelos alunos do 2ºano do ensino médio do Colégio Prof. Dario Veloso, acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=mdo-Dhr_eE8

A seguir confira as letras das paródias:

Produção da paródia referente ao estilo de época da 1ª Geração do Romantismo (Música original: "Tocando em frente", de Almir Sater)

Hoje estou aqui pra falar
Romantismo e tudo que aprendi
Da 1ª geração
Nessa fase se falava da natureza
E toda sua beleza
Que o índio exaltava
E admirava

Conhecer as lendas do indianismo
E a cultura do nacionalismo
Era preciso amor pra poder sentir
Da natureza para encontrar paz
É preciso liberdade um pouco mais

Penso que a vida seja simplesmente apenas
Fugir da realidade e ir em frente
Como Casemiro de Abreu que valorizava a
Infância, relembrava a vida de criança
Tantas lembranças

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora
Como Iracema de José de Alencar
Junto com a canção vem a descrição
De exílio sobre o pensamento
E isolamento

Cada um de nós levará consigo
Todo o simbolismo do Romantismo
Essa é pequena demonstração
Feita em canção do que entendemos
E aprendemos.

Paródia referente a 2ª geração do estilo de época: Romantismo (Música original: "A flor e o beija flor", de Henrique e Juliano)

Essa é uma velha história de amor e de emoção
Da 2ª geração/ em um tempo de Romantismo
Tão forte inspiração/ geração ultrarromântica
E o amor conheceu o rancor
Parece muito encantador
Dizem que foi uma fase ruim
Mal do século, morte enfim
Com fatos marcantes
Subjetivismo, ego, individualismo

Álvares fala de muito amor
Explora o mundo interior
Tem ódio demais
Exagero em paixões

A fuga da realidade
Conflitos com a sociedade
Há pessimismo e dor
Mas, muito mais Amor

Paródia referente a 3ª geração do estilo de época: Romantismo (Música original: "Amigo apaixonado", de Victor e Leo)

Pensando bem/ por Romantismo me interessei
Pensando bem eu vou dizer
Os fatos feitos no passado

Condoreira/ é a 3ª geração
Descreve coisas do coração
Um abolicionismo tão bonito

São muitos os apaixonados/falam em fim
Seus relatos de pecado
Um erotismo simples assim

O amor marcou essa geração
Para o sofrimento que a gente faz
Somente na morte a solução
Para os problemas existenciais

Álvares Andrade falou também
De amores impossíveis e de solidão
Fazendo do amor uma realidade
E da realidade uma evasão

Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008
FARACO;MOURA; MARUXO JR. Linguagem e Interação 2º Ano Ensino Médio. São Paulo, SP: Ed. Ática 2014.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
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