Disciplina - Lingua Portuguesa

Mostra Literária

Nome da autora: Sibele Barausse
Instituição: Colégio Estadual do Campo de Pinheiral de Baixo
Município / Estado: Palmeira/PR
Conteúdo:Literatura
Série: 1º, 2º e 3º anos
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

1. Justificativa
O grande desafio do professor de língua portuguesa é ensinar, avaliar e propiciar a leitura. Tudo isso em um contexto onde as mídias predominam como fontes de lazer e se sobrepõem, muitas vezes, aos recursos oferecidos pela escola. Surge assim, o desafio do professor na busca de tornar esse processo de aprendizagem e o despertar do gosto pela leitura algo prazeroso e lúdico. Nesse sentido, a Mostra Literária do CECPB buscou tornar esse caminho mais interessante e agradável.

2. Objetivo
As atividades da Mostra Literária buscaram aliar as mais diversas formas de expressão artística como, teatro dança, música e pintura; sempre permeando o viés da literatura. A partir da leitura das obras literárias, cada equipe teve o desafio de apresentar o enredo da obra, curiosidades sobre a obra e o autor, além de uma peça de teatro, retratando uma cena da obra analisada. As apresentações sempre voltadas para uma forma de divulgação e incentivo à leitura.

3.Encaminhamento
As turmas foram divididas em equipes, as quais se apresentaram duas vezes por semana, iniciando no mês de setembro e finalizando na Semana de Leitura, no mês de outubro.

Os temas foram apresentados respectivamente nessa ordem:
Alice no país das Maravilhas
As mil e uma noites
O Mágico de Oz
Romeu e Juieta
Ilíada
Odisseia
Incidente em Antares
Hamlet
Divina Comédia
Memórias de uma Gueixa
Dom Quixote
Dom Casmurro

4.Resultados esperados
Obtivemos um grande sucesso, as apresentações foram muito apreciadas por toda escola. Todos os alunos se dedicaram, trabalhando em equipe, para o sucesso da Mostra. Nós professores nos surpreendemos com o envolvimento dos alunos. Reafirmando nossa crença de que aprender torna-se muito mais fácil quando adicionamos uma pitada de arte.
Recomendar esta página via e-mail: