Disciplina - Lingua Portuguesa

Engrandecendo sua história

Nome da autora: Eloisa Menezes Pereira
Instituição: E.E.E.F. Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva
Município /Estado: Porto Alegre – RS
Série: 5ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

Implantei esse projeto na 5ª série, com 28 alunos não repetentes. Observei que haviam alunos com problemas familiares acentuados, outros mais triviais, bem como que as dificuldades de aceitação geravam indisciplina.
Decidi, assim, investir numa prática que utilizasse o lado emocional do aluno. Como recurso utilizei a prática com o texto escrito, visto que permitiria que a expressão fosse manifestada através dos significados das palavras.
Inicialmente comecei a falar sobre minha história de vida. Aos poucos eles foram introduzindo fatos de suas vivências. Ficavam admirados quando eu relatava as dificuldades, dúvidas, incertezas do decorrer de minha vida. Assim, fui criando confiança, e nosso relacionamento ficou saudável e linear.
Os alunos foram contando suas histórias de vida, trocaram experiências, observaram dados semelhantes e conseguiram registrar alguns momentos, ou com desenhos ou com relatórios escritos.
Muitos solicitaram que fossem apresentados aos colegas para que comparassem com seus textos.
Houve muitas sugestões, críticas e “conselhos”.
Solicitei que os alunos reformulassem os textos, porém teriam que inverter o conteúdo: modificar onde houvesse situações desconfortáveis, e incômodas. Teriam que escrever os antônimos dos significados, desenhá-los e sugerir outras alternativas para que as situações fossem transformadas.
Com dificuldade, discussão, rejeição, eles tentaram atender o pedido. Foi uma atividade difícil, pois mexeu com o emocional e o psicológico.
Após três aulas, conseguiram reverter as histórias. Com leituras, correção ortográfica, consultas ao dicionário, os textos puderam ser reescritos. Depois foram coletados para formar a primeira coletânea de contos da Escola.

Foto professora Eloisa em sala de aula













Foto enviada pela professora.
Recomendar esta página via e-mail: