Disciplina - Lingua Portuguesa

Livros da Biblioteca do Professor

O Projeto da Biblioteca do Professor objetiva enriquecer o acervo já constituído das bibliotecas das unidades de ensino que integram a Rede Pública Estadual do Paraná.

O objetivo desta seção é divulgar os livros da Biblioteca do Professor. Consulte-os na biblioteca da sua escola. Os livros são para você.

Para ler as sinopses dos livros da Biblioteca 1, clique nos títulos abaixo.
Para ler os títulos e as sinopses dos livros escolhidos para Biblioteca 2, clique
em Biblioteca 2

Biblioteca 1

Biblioteca do Professor 2

Serão comprados livros de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, Educação, CELEM, Diversidade e Desafios Educacionais Contemporâneos, Educação Especial e Educação Infantil para complementar o acervo da Bibliteca do Professor do Estado do Paraná.

Todos os professores do estado votaram e escolheram os livros que agora farão parte, juntamente com os outros títulos já entregues em 2006, do acervo das bibliotecas das escolas públicas estaduais.

Títulos Escolhidos:


  • A formação do leitor literário
  • A literatura e o leitor : textos de Estética da Recepção
  • Gêneros do discurso na escola
  • Gêneros: teorias, métodos, debatesGramática: ensino plural
  • Aula de Português: encontro e interação
  • Letramento: um tema em três gêneros
  • Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin
  • Marxismo e filosofia da linguagem
  • Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho
  • Escola, leitura e produção de textos
  • Letramento literário
  • O texto na sala de aula
  • Ortografia: ensinar e aprender
  • Português no ensino médio e formação de professor
  • Produção textual, análise de gêneros e compreensão

    TÍTULO:A formação do leitor literário
    AUTOR: Teresa Colomer
    EDITORA: Global editora Edição: 1

    Este livro é a descrição de pesquisa realizada na Espanha e contém informações
    históricas e elementos preciosos para análise e compreensão da produção editorial destinada à
    infância e juventude.


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    lTÍTULO: A literatura e o leitor : textos de Estética da Recepção
    AUTOR: Luiz Costa Lima(coord.)
    EDITORA: Paz e Terra Edição: 2

    A presente coletânea de trabalhos dos teóricos e analistas mais expressivos da estética da recepção, H. R. Jauss, K. Stierle, W Iser, H. U. Gumbrecht e Harald Weinrich constitui o primeiro grande esforço de divulgação, realizado no Brasil, do pensamento desta ?corrente?. Oriunda da Alemanha Ocidental, ela vem oferecendo, desde o fim dos anos sessenta, importantes contribuições para um redimensionamento das investigações historiográfica
    crítica do fenômeno literário, o que poderá ser alcançado a partir de uma ruptura com o círculo ideologicamente saturado da estética e com as limitações da chamada crítica imanentista.


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    TÍTULO: Aula de Português: encontro e interação
    AUTOR: Irandé Antunes
    EDITORA: Parábola Edição: 1

    Esse livro concentra sua atenção em três grandes áreas críticas da educação lingüística - a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua. Antunes ressalta que essas três áreas se sobrepõem e que é tarefa destinada ao fracasso tentar isolar cada uma delas em atividades estanques e delimitadas. Antunes assume, em sua obra, a dimensão interacional da linguagem.


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    TÍTULO: Educação em Língua Materna - a sociolingüística em sala de aula
    AUTOR: Stella Maris Bortoni-Ricardo
    EDITORA: Parábola Edição:

    Fundamentos teóricos e aplicações práticas no sentido de transformar a educação em Língua Materna num compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda a forma de exclusão social pela linguagem.

    TÍTULO: Gêneros do discurso na escola
    AUTOR: Helena Brandão (org)
    EDITORA: Cortez Edição: 2

    Este livro faz parte de uma trilogia que dá continuidade ao trabalho de pesquisa entitulado "A Circulação dos Textos na Escola", desenvolvido por professores da USP e UNICAMP, publicados na coleção "Aprender e ensinar com textos". Desenvolve-se um trabalho de seleção, análise, interpretação de diferentes genêros discursivos, com sugestões de leitura, visando a aparelhar os professores na exploração didática de diferentes textos verbais.


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    TÍTULO: Gêneros: teorias, métodos, debates
    AUTOR: J.L. Meurer, Adair Bonini, Désirée Motta - Roth (orgs.)
    EDITORA: Parábola Edição: 2

    O objetivo principal da obra é estabelecer um mapeamento dos principais conceitos, termos e explicações disponíveis nesse campo de estudos. Os autores buscaram reunir e analisar arcabouços teóricos de várias origens e épocas, em sua grande maioria ainda não publicados em português, para trazer aos leitores interessados no ensino e no uso da linguagem um painel rico e pluralista sobre o conceito de gênero textual/discursivo. Os 12 capítulos foram agrupados sob três termos gerais; abordagens sócio-semióticas, sócio-retórica e sócio-discursivas. A publicação dessa obra vem enriquecer os estudos sobre gêneros textuais,que vêm crescendo nos últimos tempos. À medida que mais claramente pudermos descrever e explicar o uso de gêneros - integrando ou não teorias de gêneros sob perspectivas diversas - talvez mais claramente possamos perceber e explorar como a linguagem se entrelaça com a vida. O livro conta com as participações de; Désirée Motta-Roth , Viviane Maria Heberle, Orlando Vian Jr. , Rodrigo E. de Lima-Lopes, Sumiko Nishitani Ikeda, Anna Elizabeth Balocco, J. L. Meurer, Bárbara Hemais , Bernardete Biasi-Rodrigues, Gisele de Carvalho,
    Rosângela Hammes Rodrigues, Roxane Rojo, Adair Bonini, Anna Rachel Machado e Maria Marta Furlanetto.


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    TÍTULO: Gramática: ensino plural
    AUTOR: Luis Carlos Travaglia
    EDITORA: Cortez

    Este livro se propõe a contribuir para que o professor possa realizar um ensino plural, que possibilite aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de diversos e necessários conhecimentos e habilidades lingüísticos que lhe dêem condições de trabalhar com a língua e utilizá-la nas mais variadas situações que requerem competências de naturezas distintas (comunicativa, cultural, analítico-descritiva, de trato social), ligadas ao uso e conhecimento da língua.


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    TÍTULO: Introdução à lingüística da enunciação
    AUTOR: Marlene Teixeira e Valdir do Nascimento Flores
    EDITORA: Cortez Edição: 1

    Apresenta, de forma leve e objetiva, as teorias que são a base da pesquisa lingüística. Pensadores consagrados, como Charles Bally, Émile Benveniste e Mikhail Bakhtin, entre outros, têm suas idéias destrinchadas e analisadas de modo comparativo, com a preocupação de formular um modelo de Lingüística da enunciação. O livro contribui para preencher lacuna existente nesse campo, além de oferecer um roteiro de leitura das teorias da enunciação que têm ampla circulação no Brasil


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    TÍTULO: Ler e compreender os sentidos do texto
    AUTOR: Ingdore V. Koch e Vanda M. Elias
    EDITORA: Contexto Edição: 1

    O objetivo deste livro é apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor. A leitura de um texto exige muito mais que o simples reconhecimento lingüístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, na construção do sentido.



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    TÍTULO: Letramento literário
    AUTOR: Rildo Cosson
    EDITORA: Contexto Edição: 1

    O livro apresenta propostas de estímulo à leitura no ensino básico para além das práticas usuais. O autor desata os nós da relação entre literatura e educação, propõe a construção de uma comunidade de leitores nas salas de aula e sugere oficinas para o professor adaptar seu trabalho ao letramento literário.


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    TÍTULO: Letramento: um tema em três gêneros
    AUTOR: Magda Soares
    EDITORA: Autêntica Edição:

    O livro aborda questões de letramento e alfabetização, habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também traz uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. A autora enfoca o tema - letramento - em três textos distintos, produzidos sob diferentes condições e circustâncias, para três tipos diferentes de leitores.


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    TÍTULO: Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin
    AUTOR: Carlos Alberto Faraco
    EDITORA: Criar edições Edição: 2

    Faraco se ocupa especialmente em apresentar o núcleo do pensamento do Círculo de Bakhtin a respeito da linguagem, de seu lugar e de seu modo de funcionamento no conhecimento da vida. Um livro original pela análise que empreende, o que o torna indispensável a estudiosos da linguagem.

    TÍTULO: Marxismo e filosofia da linguagem
    AUTOR: M. Bakhtin/ Voloshinovic
    EDITORA: Hucitec Edição: 12

    Bakhtin desenvolveu uma filosofia da linguagem como processo interacionista. A natureza ideológica do signo lingüístico, o dinamismo próprio de suas significações, a alteridade que lhe é constitutiva, o signo como arena da luta de classes são alguns de seus temas.


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    TÍTULO: Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho
    AUTOR: Irandé Antunes
    EDITORA: Parábola Edição: 1


    O livro traz importantes reflexões sobre o ensino de gramática, além de sugestões de trabalho com as questões gramaticais, enfocando o texto como objeto do ensino-aprendizagem de língua. A autora tem interlocutor não apenas os profissionais da área, mas a sociedade de um modo geral.


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    TÍTULO: O texto na sala de aula
    AUTOR: João W. Geraldi (org.)
    EDITORA: Ática Edição: 4

    O livro traz doze artigos produzidos por professores/pesquisadores da área da linguagem, tendo como foco reflexões sobre o ensino de língua materna a partir da experiência em sala de aula. Os artigos se apresentam em quatro tópicos - Fundamentos; Práticas de sala de aula; Sobre a leitura nas escolas; e Sobre a produção de textos na escola.

    TÍTULO: Ortografia: ensinar e aprender
    AUTOR: Artur Gomes de Morais
    EDITORA: Ática Edição: 4

    Uma discussão articulada entre o que é o conhecimento da norma ortográfica, para que serve, como se aprende e como deve ser ensinada. Por meio de boas situações de aprendizagem o Autor apresenta princípios norteadores para o ensino da ortografia.


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    TÍTULO: Portos de Passagem
    AUTOR: João W. Geraldi
    EDITORA: Martins Fontes Edição: 4

    Nessa obra, Geraldi aborda o trabalho lingüístico a partir de três perspectivas que se entrelaçam: as ações que se fazem com a linguagem, as ações que se fazem sobre a linguagem e as ações da linguagem na constituição dos sujeitos e dos contornos de possibilidades das duas outras ações. Fundada na concepção interacionista de linguagem, discute a correlação entre o resultado do trabalho científico e a construção do chamado conteúdo de ensino.

    TÍTULO: Português no ensino médio e formação de professor
    AUTOR: Clécio Bunzen e Márcia Mendonça (orgs.)
    EDITORA: Parábola Edição: 1

    São vários artigos que discutem questões sobre a língua materna, entre elas: as práticas de leitura, oralidade, produção de texto, o ensino de literatura, a análise lingüística e a avaliação. Os artigos também propõem atividades para os professores em formação


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    TÍTULO: Produção textual, análise de gêneros e compreensão
    AUTOR: LUIZ ANTONIO MARCUSCHI
    EDITORA: Parábola Edição: 1

    A obra apresenta temas distribuídos em três partes com tópicos interligados: Produção textual com ênfase na lingüística de texto de base cognitiva; Análise sócio-interativa de gêneros textuais no contínuo fala - escrita; Processos de compreensão textual e produção de sentido. As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem situam-se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua. Este tipo de visão recusa-se a considerar a língua como um sistema autônomo e como simples forma. Aqui a linguagem é vista como um conjunto de atividades e uma forma de ação.


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    TÍTULO: Teoria da literatura: uma introdução
    AUTOR: Terry Eagleton
    EDITORA: Martins Fontes Edição: 5

    Esta nova edição brasileira baseia-se na última edição inglesa, de 1996, atualizada pelo autor. Terry Eagleton oferece uma importante retrospectiva passando em revista os desenvolvimentos que ocorreram na teoria feminista, no pós-estruturalismo, no pós- modernismo, ou, de modo mais amplo, o que se denomina teoria cultural.


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    TÍTULO: A construção do pensamento e da linguagem
    AUTOR: Liev Semionovitch Vygotski
    EDITORA: Martins Fontes

    Esta edição de A construção do pensamento e da linguagem oferece ao público brasileiro a oportunidade de conhecer na íntegra este livro em que Vygotsky estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema de categorias bem-definidas, subordinando todo o seu trabalho a uma clara orientação epistemológica.


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    TÍTULO: A Educação Profissional no Brasil
    AUTOR: Silvia Maria Mafredi
    EDITORA: Cortez

    Este livro é o resultado de reflexões, pesquisas e experiências de vários professores especialistas de todo o Brasil. A coleção propõe uma integração entre a produção acadêmica eo trabalho nas escolas. Abarca a formação de professores para todos os níveis de escolaridade: Educação Básica, incluindo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Esse livro, portanto, representa novo e valioso impulso e colaboração ao pensamento pedagógico e à valorização do trabalho dos
    professores na direção de uma melhoria da qualidade social da escolaridade.


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    TÍTULO: A formação social da mente
    AUTOR: Lev S. Vygotski
    EDITORA: Martins Fontes

    Há muito tempo, o grande psicólogo russo L. S. Vygotsky é reconhecido como um pioneiro da Psicologia do Desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem-compreendida no Ocidente. “A Formação Social da Mente” vem suprir grande parte dessa falha. Trata- se de uma seleção cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vygotsky, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra.


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    TÍTULO: A importância do ato de ler, em três artigos que se completam.
    AUTOR: Paulo Freire
    EDITORA: Cortez

    O livro se constitui de uma palestra sobre a importância do ato de ler, em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos, em um artigo que expõe a experiência de alfabetização desenvolvida pelo autor e sua equipe. É trabalhando a temática da leitura, discutindo a sua importância e explicitando a compreensão crítica da alfabetização e do papel da biblioteca popular que Paulo Freire apresenta sua obra.


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    TÍTULO: A Interação na Aprendizagem das Línguas
    AUTOR: V. Leffa
    EDITORA: Educat

    Obra que reúne 9 artigos: O professor de Português e seu discurso; Atividades de reflexão gramatical na sala de aula e autonomia relativa do sujeito; Ensino de línguas na escola: um estudo transversal da interação em sala de aula; Estratégias de negociação da imagem em sala de aula de língua estrangeira; Analisando a interação aluno-pesquisador em momentos de conflito durante a pesquisa interventiva; A aprendizagem colaborativa: foco no processo de correção dialogada; O sócio-construtivismo e sua influência no processamento da leitura- escrita dos aprendizes; Interação simulada: um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual; Feedback em ambiente virtual.


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    TÍTULO: A Literatura Infantil na Escola
    AUTOR: Regina Zibermann
    EDITORA: Global

    Como tornar a literatura um instrumento de conscientização da criança? Como tornar a literatura um momento de prazer? Estes ensaios, de Regina Zilberman, vêm auxiliar a todos os que de alguma forma estão ligados a livros infanto-juvenis, elementos riquíssimos para redimensionar o papel da literatura brasileira nos dias de hoje.


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    TÍTULO: A Prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos
    AUTOR: Tania Maria de Melo
    EDITORA: EDUFAL

    O trabalho tem como objetivo examinar as ideias de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Liev Vygotsky, visando oferecer aos educadores contribuições que permitam avaliar as propostas e as práticas em andamento, bem como formular novas propostas pedagógicas para a alfabetização de jovens e adultos.


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    TÍTULO: A produção da leitura na escola
    AUTOR: Ezequiel Theodoro Silva
    EDITORA: Ática

    O autor alia a observação da prática do profissional de ensino à reflexão teórica para elaborar uma proposta de ensino que incentive a leitura.

    TÍTULO: Aprender e ensinar com textos
    AUTOR: L. Chiappini (org)
    EDITORA: Cortez

    Este livro faz parte de uma trilogia que apresenta os resultados da pesquisa intitulada “A circulação dos textos na escola” que teve como objetivo estudar as práticas referentes à leitura e à produção de textos verbais, assim como indagar sobre o tipo de relação que as escolas estão mantendo com as linguagens dos veículos de comunicação de massa.


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    TÍTULO: Aprender e ensinar na educação infantil
    AUTOR: E. Bassedas; T. Huguet; I. Solé
    EDITORA: Artmed

    Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como fazê-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.


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    TÍTULO:Autonomia da escola: princípios e propostas
    AUTOR: Moacir Gadotti & José Eustáqui Romão
    EDITORA: Cortez

    Os textos aqui reunidos procuram explicitar, de forma articulada, os elementos fundamentais da concepção da Escola Cidadã e os instrumentos mediante os quais se constrói o Projeto Político - Pedagógico que a viabiliza.


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    TÍTULO: Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas
    AUTOR: Julio Groppa Aquino (org)
    EDITORA: Summus

    Com as transformações do contexto educacional, o papel dos profissionais da educação tem sido objeto de polêmica e controvérsias. A sala de aula é testemunha da diversidade das práticas educativas. Este livro aborda tópicos como os limites da autonomia e da autoridade docente, o que recuperar e o que abandonar na prática cotidiana, etc.


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    TÍTULO: Avaliação da aprendizagem escolar
    AUTOR: Cipriano Carlos Luckesi
    EDITORA: Cortez

    Este livro é destinado a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Neles são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva.


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    TÍTULO: Compreender e transformar o ensino
    AUTOR: A I Pérez Gómez e J. Gimeno Sacristán
    EDITORA: Artmed

    Em ''Compreender e Transformar o Ensino'', os autores analisam os problemas e as práticas que foram e são essenciais para dar conteúdo e sentido à realidade do ensino. Sem compreender o que se faz, a prática pedagógica é uma reprodução de hábitos e pressupostos dados, ou respostas que os professores dão a demandas ou ordens externas. Os autores analisam os problemas e as práticas para dar sentido à realidade do ensino.


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    TÍTULO: Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender.
    AUTOR: Vera Maria Candau (org)
    EDITORA: DP&A

    Trata-se de um livro que se constitui como contribuição inegável para os campos da Didática, do Currículo e da Formação de Professores, dirigindo-se não apenas aos pesquisadores e professores dessas áreas, mas a todos os professores de uma forma geral e a todos aqueles que se preocupam com a qualidade de ensino e da formação de professores no Brasil.


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    TÍTULO: Currículo, cultura e sociedade
    AUTOR: Antônio Flávio Moreira & Tomaz Tadeu
    EDITORA: Cortez

    O livro reúne textos de importantes pesquisadores, como Michael Apple, Henry Giroux e Peter Mclaren que tratam questões centrais sobre o tema do currículo. Os ensaios servem de estímulo ao desenvolvimento de novas pesquisas na área. Este livro reúne ensaios e artigos que tratam de questões centrais sobre o tema do currículo. Pode-se dizer que a questão da seleção e a organização do conhecimento educacional - o currículo - está no centro mesmo da ação educacional.

    TÍTULO: Da fala para a escrita
    AUTOR: Luis Antônio Marcuschi
    EDITORA: Cortez

    Este livro mostra que a relação entre a oralidade e a escrita se dá num contínuo fundado nos próprios gêneros textuais em que se manifesta o uso da língua no dia-a-dia da escrita. Com essa tese central, o autor supera os preconceitos sobre a oralidade e propõe uma nova visão do trabalho com a fala em sala de aula.


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    TÍTULO: Diferenças e Preconceitos na Escola: alternativas teóricas e práticas
    AUTOR: Júlio Gropa Aquino
    EDITORA: SUMMUS

    A dicotomia, preconceito versus cidadania tem-se apresentado como uma das questões mais
    inquietantes da atualidade. Como proporcionar, na trajetória escolar, uma convivência pacífica entre pessoas diferentes? Como compatibilizar, na escola e na sala de aula, as igualdades democráticas com as particularidades humanas e sociais, sejam elas de gênero, geração, étnicas, religiosas, cognitivas ou culturais? Frente a tais questões, esta coletânea de diferentes autores foi elaborada na tentativa de instrumentalizar ações conseqüentes para se enfrentar as diferenças e o preconceito no dia-a-dia da escola.


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    TÍTULO: Distúrbios da Aprendizagem
    AUTOR: António M. P. Morais
    EDITORA: Edicon

    Desenvolve todos os tipos de distúrbios que costumam afetar uma parte dos alunos das nossas
    escolas, discutindo também as causas.

    TÍTULO: Distúrbios da Aprendizagem (Condutas Típicas)
    AUTOR: R. C. da R. Drout
    EDITORA: Ática

    Desenvolve todos os tipos de distúrbios que costumam afetar uma parte dos alunos das nossas
    escolas, discutindo também as causas.


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    TÍTULO: Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação.
    AUTOR: Eliane Cavalleiro
    EDITORA: Contexto

    Este livro é uma interpretação crítica e analítica de uma pesquisa feita pela autora sobre a discriminação das crianças negras na sala de aula. Os resultados são chocantes e mostram inúmeras situações de preconceito racial ocorridas durante as aulas. Esse livro é um primeiro e importante passo para que o Brasil rompa o silêncio em torno do racismo e comece a lutar para eliminá-lo de vez do sistema educacional.


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    TÍTULO: Escola, leitura e produção de textos
    AUTOR :M. A . Kaufman et alli
    EDITORA: Artes Médicas


    A obra apresenta uma classificação simples e precisa dos textos que estão sendo produzidos na atualidade, estando articulada com uma proposta didática para que as crianças venham a ser boas leitoras e escrevam corretamente e com autonomia. As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos, permitindo aos alunos otimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades.


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    TÍTULO: Guia de uso do Português
    AUTOR: MARIA HELENA DE MOURA
    EDITORA: UNESP

    Organizada a partir do exame de livros, jornais, revistas e peças teatrais contemporâneos, a obra informa como está sendo usada a língua portuguesa e, quando oportuno, as prescrições que a tradição vem repetindo. Partindo do princípio de que o uso pode contrariar a norma, e o falante tem liberdade de escolha, o livro oferece os dois lados da questão - como os manuais normativos dizem que 'devem ser' o uso, e o modo como, realmente ele é.

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    TÍTULO: Estética da Criação Verbal
    AUTOR : Bakhtin, Mikhail
    EDITORA: WMF Martins Fontes

    A figura de Mikhail Bakhtin aparece hoje como uma das mais fascinantes e enigmáticas da cultura européia de meados do século XX. De fato, é possível distinguir, como o faz Todorov na introdução, vários Bakhtin: depois da crítica do formalismo vignte, o Bakhtin fenomenólogo, autor de um primeiro livro sobre a relação entre o autor e seu herói; o Bakhtin sociólogo e marxista do final dos anos vinte que aparece nos complexos Problemas da Poética de Dostoievski; o Bakhtin dos anos trinta, marcados pelo Rabelais e pelas grandes explorações culturais no campo das festas populares, do carnaval, da história do riso, e o Bakhtin "sintético" dos últimos escritos. Os textos reunidos neste volume provêm de três momentos importantes dessa rica carreira e permitem compreendê-la melhor. Iniciam com os extratos da sua primeira grande obra, descrição fenomenológica do ato de criação.


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    TÍTULO: Por que Ler os Clássicos
    AUTOR : CALVINO, Italo.
    EDITORA: Companhia das Letras, 2004

    Calvino, consagrado como um dos maiores escritores do século 20 , procura convencer os recalcitrantes leitores atuais a ler livros de peso da literatura universal. A estratégia para conseguir adeptos entre os habituados às leituras de pouco fôlego dos tempos acelerados do pós-modernismo inclui um banquete literário, cujo “menu” é composto de seus comentários a respeito de obras consideradas indispensáveis pelos especialistas, como o poema de estrutura “policêntrica e sincrônica”, Orlando Furioso, escrito por Ariosto pela primeira vez em 1516.



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    TÍTULO: Vanguarda europeia & modernismo brasileiro
    AUTOR: Gilberto Mendonça Teles
    EDITORA: José Olympio

    Vanguarda europeia & modernismo brasileiro reúne os principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972, fornecendo elementos informativos sobre o movimento modernista, nos aspectos do processo de renovação cultural, suas raízes e suas características fundamentais.

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    TÍTULO: Redação inquieta
    AUTOR: Gustavo Bernardo
    EDITORA: Editora Rocco

    Um estudante contempla o papel em branco na sala de aula; um jornalista se agonia com o texto que teima em não fluir; um advogado pensa na melhor maneira de traduzir sua tese de defesa de maneira a ser plenamente compreendido pela autoridade. Três situações, um mesmo desafio: escrever um texto com clareza, concisão e elegância. Na obra, o professor, ensaísta e romancista Gustavo Bernardo desafia alguns mitos comuns, como o de que escrever bem só é possível a quem tem um “dom” ou domina este ou aquele conjunto de técnicas narrativas.


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    TÍTULO: Sofrendo a gramática - Ensaios sobre a linguagem
    AUTOR: Mário Perini
    EDITORA:ATICA

    Mário A. Perini suscita nesse livro a discussão sobre a necessidade de uma nova postura dos profissionais para o ensino dessa disciplina. Apoiando-se nas contribuições e na evolução dos estudos linguísticos, o autor faz uma reflexão sobre algumas questões de linguagem e sobre o ensino da gramática no Brasil. Escritos com uma grande dose de bom humor, os ensaios se caracterizam por uma linguagem clara e acessível a qualquer leitor, não sendo necessária uma formação em linguística para seu entendimento. A relação entre as palavras e as coisas e os dilemas da classificação das palavras são dois dos tópicos abordados.

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    TÍTULO: Leitura - perspectivas interdisciplinares
    AUTOR: ORLANDI, ENI PUCCINELLI
    Organizador: ZILBERMAN, REGINA
    Organizador: SILVA, EZEQUIEL THEODORO DA
    EDITORA: Ática

    O fenômeno da leitura, por sua complexidade, deve ser estudado numa perspectiva interdisciplinar, integrando as diferentes ciências da linguagem e da comunicação. Este livro pretende oferecer à reflexão propostas sobre práticas pedagógicas, tendo em vista o encaminhamento da leitura em sala de aula. Ao reunir autores bastante reconhecidos na área e ao apresentar trabalhos que convergem para uma visão mais integrada do ato de ler, este volume cobre uma lacuna existente no conjunto de estudos sobre a leitura, esse importante assunto.

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    TÍTULO: História concisa da Literatura Brasileira
    AUTOR: Alfredo Bossi
    EDITORA:CULTRIX

    Dividida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Realismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e às tendências contemporâneas, a História concisa da Literatura Brasileira dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas tendências diferenciais, estudando a seguir os seus autores principais, acerca dos quais proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica além de uma avaliação crítica..

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