Disciplina - Lingua Portuguesa

Lycurgo José H. de Paiva

Espaço da literatura :: Leitura on-line letra L :: Lycurgo José H. de Paiva


Lycurgo José Henrique de Paiva nasceu em Oeiras, Piauí, a 18 de março de 1842. Poeta, dramaturgo e jornalista, filho do tenente-coronel Miguel Henrique de Paiva e Carolina Joaquina Bento, foi o introdutor do romantismo no Piauí. Estudou no Liceu Piauiense e foi mandado para Recife para concluir os preparatórios e matricular-se na Faculdade de Direito, mas optou pelo curso de humanidades.

Em 1866, ainda como estudante do curso preparatório, lançou o livro "Flores da Noite". O trabalho recebeu comentários elogiosos de Tobias Barreto. Em instantes o poeta alcançou fama literária, passando a conviver com grandes expressões culturais da Veneza Brasileira. Licurgo se envaideceu e, partindo para a boemia, abandonou os estudos.

Mesmo desgostoso com a atitude do filho, o pai o trouxe de volta e Licurgo dirigiu “A Província do Piauí”, colaborando em vários outros jornais da época. Solteiro, teve uma morte prematura, ocasionada pelo abuso do álcool, no município de Jerumenha, em 1887. Deixou inéditas as peças: "Quedas Fatais" e "Voos e Quedas".

É patrono da Cadeira 10 da Academia Piauiense de Letras.

Fonte: vivolivro.blogspot.com.br/

Ícone para baixar obra literária em formato PDFFlores da Noite
Baixe em PDF
Recomendar esta página via e-mail: