Disciplina - Lingua Portuguesa

Leitura e linguagem

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente Ivete Turmena Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.

Nome da autor: Nádia Maria Fatini Getten
Instituição: Colégio Estadual São Vicente de Paulo – EFM
Município / Estado: Pato Branco – Paraná
Conteúdo: Leitura e linguagem
Série: 7ª série do Ensino Fundamental
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

Neste plano de trabalho docente trabalharei a leitura e a linguagem em sala de aula, considerando que os alunos, sendo adolescentes, em geral, não têm o hábito de ler, e no mundo de hoje, precisamos ler o máximo para podermos viver em sociedade. Sabemos que as ocorrências mundiais nos são repassadas pela tecnologia sempre com maior rapidez e, se não tivermos adquirido o gosto pela leitura, a digna convivência em sociedade se tornará difícil. Nesse contexto pretendo:
a) Desenvolver estratégias de leitura: relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, síntese, traduções de símbolos, imagens e relações de forma e conteúdo.
b) Observar o desenvolvimento das habilidades de leitura silenciosa em sala de aula, pois os alunos têm dificuldades de concentração nesse momento e qualquer barulho atrapalha.
No entanto, nessa turma de 7ª série, há alguns alunos que não conseguem fazer leitura silenciosa por terem dificuldade de entendimento e memorização do conteúdo lido, só memorizam se ouvirem sua voz na hora da leitura, e isso faz com que o aluno fique constrangido e às vezes deixe de participar da aula.
Com a participação do aluno após a leitura, pudemos observar, por meio das imagens feitas por eles com o uso do software Gimp, seu entendimento do texto lido, podendo então analisar e interpretar os recursos expressivos da linguagem verbal e a linguagem não verbal, relacionando os textos aos contextos de sua produção e recepção, articulando as redes de diferenças e as semelhanças entre as linguagens e seus códigos. Assim, pelo estudo de textos, perceber as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, nos eixos temporal e espacial.

Encaminhamento Metodológico

1ª aula: serão trabalhadas as várias formas de leituras: silenciosa, oral, individual, dialogada, em grupo. Por meio dela, far-se-á o reconhecimento do vocabulário, definindo sua abrangência .
2ª aula: fazendo uso do software Gimp os alunos farão modificações nas imagens da capa do livro "A hora do amor" e depois farão a comparação com o original.
3ª aula: reproduzirão a imagem do primeiro capítulo do livro A hora do amor com utilização do software Gimp.
4ª aula: leitura e comparação dos livros A hora do amor e Tudo ao mesmo tempo agora. Deste trabalho, haverá a produção de texto.
5ª aula: os alunos serão convidados a apresentar para o grupo o trabalho feito através de uma exposição com o uso do software Gimp, para mostrar as imagens modificadas da capa do livro.

Recursos Didáticos

Livro A hora do amor
Livro Tudo ao mesmo tempo agora
Cadernos e outros materiais necessários à produção de texto
Quadro branco
Tv Multimídia
Dicionários
Software Gimp

Avaliação

Os alunos serão avaliados aula por aula no decorrer das atividades, por interesse, postura e leitura, respeito pela opinião dos colegas, participação nos debates, atividades escritas desenvolvidas, produção de texto e desempenho na apresentação.

Referências Bibliográficas

GOMES, Álvaro Cardoso. A Hora do Amor . São Paulo, FTD.
RESENDE, Estela M. Sem medo de Amar. São Paulo: Moderna.
TERRA, Hernani. Mini Gramática.
BUENO, Silveira . Minidicionário.
Recomendar esta página via e-mail: