Disciplina - Lingua Portuguesa

Produção de Texto: Violência

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente Ivete Turmena Guidolin, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, do estado do Paraná.

Nome da autor: Deniz Maria Batistus
Instituição: Colégio Estadual Rui Barbosa
Município / Estado: Pato Branco – Paraná
Conteúdo: Produção de Texto: Violência
Série: Sala de Recurso
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

Essa proposta de aula objetiva o uso das tecnologias em consonância com alternativas novas de aprendizagem, e foi aplicada com os alunos da Sala de Recursos da Escola Estadual Rui Barbosa, em Pato Branco.

Devido à grande dificuldade que os alunos apresentam em redigir um texto ou sínteses, a partir da apresentação e do esclarecimento do uso do Cmap Tools, utilizá-lo como um recurso que ajude o aluno a sintetizar e a esquematizar as ideias preliminares de um texto, a fim de que cada um monte o seu, com ideias e sequências dos fatos, tornando-os mais completos e organizados.

Assim, buscou-se num primeiro momento apresentar o recurso Cmap, que foi utilizado como base do trabalho. Definimos o tema Violência, e eles montaram o mapa conceitual a partir de seus pré-conceitos. Em seguida, houve debates, explanação e orientação das questões que descreveram sobre o assunto, pesquisa na internet e demais meios de comunicação sobre fatos que envolvem violência, levantando dados gerais (onde, como, com quem, consequências...). Novamente, debatemos, e os alunos complementaram e ajustaram o mapa, com mais subsidio de informações. Em seguida, redigiram o texto, baseado e desenvolvido a partir das ideias presentes no Mapa Conceitual.

O objetivo dessa metodologia não é somente ficar como “uma experiência ou atividade diferente”, mas utilizar esse meio para estudarem para provas, fazerem resumos, sínteses, textos diversos, percebendo que, organizando primeiramente o assunto, fica fácil e muito melhor o trabalho redigido.

Para concluir o trabalho, foi proposto que achassem imagens que representassem a violência e inserissem no próprio mapa conceitual, denotando um novo sentido.

Em análise avaliativa, percebeu-se que os alunos compreenderam o objetivo do uso do Mapa Conceitual em sua rotina escolar e o trabalho final foi muito interessante, pois apresentaram textos coerentes e bem-estruturados.
Recomendar esta página via e-mail: