Disciplina - Lingua Portuguesa

Vencendo obstáculos... conquistando vitórias...

Nome da autora: Laura Lopes de Paiva
Instituição: Colégio Estadual Marco Antonio Pimenta
Município / Estado: Maringá-PR
Conteúdo: Vencendo obstáculos... conquistando vitórias...
Série: Todas - Ensino Fundamental e Médio
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Relato


Esta atividade é interdisciplinar e envolveu o conteúdo de algumas disciplinas:

Português: Mostra da presença do negro e do índio na literatura brasileira por períodos literários; influência e contribuições em nosso idioma (variantes linguísticas); causos...
* Os alunos por livre escolha formarão equipes de 2 ou 3 (dez equipes). Em conjunto, alunos e professores decidem a organização e distribuição dos trabalhos, conforme a distribuição prévia dos temas.
* Os alunos farão pesquisas dos temas propostos e com o auxílio dos professores confeccionarão cartazes, painéis. Depois organizarão programação da sala de vídeo.
Conteúdo da Mostra:
1. Brasil que lê – mapa contornado por livros com citações de Castro Alves e Cruz e Sousa
2. Brasil – mapa com retratos da nossa etnia
3. Brasil e África - mapa com semelhanças e diferenças
4. Documentário - painel com artigos de jornais, revistas...
5. Poema africano – álbum seriado
6. Resenha - clássicos da literatura brasileira; apresentação das obras com ilustrações das principais cenas e capas: Negrinha; Bom Crioulo; Gabriela, cravo e canela; O mulato; O cortiço; Casa de pensão; Negrinho do Pastoreio...
7. Lembrancinha - Cartão postal poético com mensagens alusivas e motivacionais, declamação
8. Sinopses ilustradas de filmes – sala de vídeo
9. Vocabulário ilustrado – influência em nossa língua, frases coloquiais e cultas
10. Confecção de vestimenta escrava – dois trajes completos com adereços (M/F), entrevistas

Inglês: propagandas/mídia, exploração da sensualidade
Artes: máscaras, roupas, acessórios, manifestações culturais
Educação Física: danças – músicas
Sociologia e Filosofia: processo de formação da sociedade afro-brasileira, sociedade africana, indígena e brasileira contemporânea
História e Ensino Religioso: etnia, abolição, o comércio, mercado humano, variedade dos povos
Geografia: retrato físico da África e Brasil – divisão, espaço/mapas...
Matemática e Química: Gastronomia (feijoada, coalhada, rapadura, bolo, sucos...)
Biologia e Física: miscigenação
Sala de vídeo com apresentações fílmícas - divulgação prévia
Nativos – entrevistas

Justificativa

É inegável o espaço que a História e Cultura Afro ocupam em nossa vida e em toda modernidade brasileira. Presentes em todos os lugares, permeiam quase todas as atividades e ações humanas. Desta forma, a escola não pode se eximir no seu papel de formadora de cidadãos e de desenvolver um trabalho de reconhecimento da influência da história e da cultura afro em relação à cultura brasileira, valorizando seu papel no contexto educacional, e, também, do conhecimento historicamente acumulado e, ao mesmo tempo, levar o educando a utilizá-la de forma crítica e mais humana.

Objetivos

- Reconhecer os desafios educacionais contemporâneos referentes à História e Cultura Afro-brasileira;· Aproximar Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Fortalecer o rompimento de imagens negativas contra os povos afro-descendentes e indígenas, valorizando a cultura e resgatando os costumes desses povos, desencadeando assim o processo de afirmação de identidade, de historicidade a eles negados.
- Promover e discutir o papel da Equipe Multidisciplinar composta em decorrência da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na comunidade escolar.

Procedimentos Metodológicos

O Trabalho Temático será dividido em dois grupos: Povos indígenas – alunos da 1ª a 7ª série do E.F.; Povos afro-descendentes – alunos da 8ª série E.F. ao 3º do E.M.
Cada turma receberá um tema. Sugestão: a distribuição dos temas poderá ser realizada através de sorteio ou pela escala temática apresentada. A turma se subdivide em grupos compostos por no mínimo três alunos.
Em conjunto, alunos e professores decidem a organização e distribuição dos trabalhos, conforme a distribuição prévia dos temas.
É importante que se assegure a cada grupo a oportunidade de assumir a responsabilidade pela organização na íntegra do trabalho, inclusive de todo material utilizado.
Observar, na prática, que cada grupo, vivenciará e apreciará criticamente as realizações de seus colegas, desenvolvendo o sociointeracionismo com avanços significativos tanto em seu desempenho como na totalidade do trabalho.

Etapas de desenvolvimento da atividade

- Preparação: de inteira responsabilidade do grupo organizador. O professor acompanhará o trabalho de preparação, estimulando, orientando, mediando e assessorando o grupo sempre que necessário. Os alunos deverão ter pelo menos quinze dias para preparação. O trabalho deverá ser feito, em geral, fora das aulas normais ou em horários que o professor definir.
- Período de realização: Dois dias consecutivos (a definir) em cada sala de aula.
- Avaliação: Processa-se de forma contínua, a partir da elaboração do trabalho. Na aula seguinte o professor apresenta as notas atribuídas. Considerar criatividade, criticidade e qualidade (beleza, originalidade, adequação à situação, propriedade do nível de linguagem utilizado), cenário, qualidade dos efeitos produzidos pelos recursos audiovisuais utilizados, organização do grupo, conduta dos participantes nos diferentes momentos da apresentação do trabalho.
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