Disciplina - Lingua Portuguesa

A Literatura no Folclore

Nome da autor: Paulina Hobal
Instituição: Colégio Estadual Dr Marcelino Nogueira
Município / Estado: Telêmaco Borba - PR
Conteúdo: A Literatura no Foclore
Série: 5ª série do Ensino Fundamental
Foi utilizado algum recurso do Portal? sim

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente e assessora pedagógica Meriene Pereira da Silva, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

Introdução/Resumo

Esta atividade foi aplicada por meio de um mapa conceitual sobre o folclore, com lendas, brincadeiras, comidas típicas, danças, etc. Na sequência, houve produção de textos, pesquisa, exposição dos trabalhos em mural.

Objetivo

Possibilitar aos alunos a valorização e o conhecimento dos aspectos que envolvem o folclore em geral.
Despertar o interesse pela leitura e o desenvolvimento da oralidade e escrita.

Descrição

Apliquei essa atividade nas 5ª séries com o objetivo de resgatar o folclore e sua origem, vivenciando e valorizando manifestações da cultura popular brasileira.
Apresentei um mapa conceitual com o tema em questão e, a partir daí, as tarefas foram distribuídas a cada turma. Para a 5ª “A” (lendas - pesquisa e produção), a “B” (brincadeiras), “C” (comidas típicas) e a “D” (danças e a confecção de bandeirinhas).
Essas atividades foram desenvolvidas através de pesquisas sobre as lendas e mitos e também por meio de entrevista com a família e os amigos. Houve a produção de textos sobre as diferentes lendas e mitos existentes.
Para que a leitura e a produção acontecesse, foram entregues aos alunos materiais do tipo: Textos da Internet, livros, dicionários, jornais e revistas; além da possibilidade de pesquisarem na Internet.
Ao término das atividades, puderam refletir sobre a importância do folclore para a cultura nacional e identificaram os diversos tipos de manifestações. Desenvolveram a expressão artística e corporal, além de estimular o hábito da pesquisa e a integração ao grupo.
Após a produção e o desenvolvimento de todas as atividades, houve a reestruturação dos textos e a exposição dos trabalhos em mural; confecção de livrinhos de receitas e de lendas. Cada aluno expôs o seu trabalho em uma feira realizada na própria escola.

Sítio

http://www.brincandoseaprende.com.br

Notícia

www.sgxanitagrandi.seed.pr.gov.br/modules/noticias/print.php?storyid=23

Referências

www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://froog.com.br/folclore-brasileiro/
http://pt.shvoong.com/humanities/1734793-lendas-brasileiras-boto-cor-rosa/
http://pt.shvoong.com/humanities/1730202-lendas-brasileiras-lobisomem-
Recomendar esta página via e-mail: