Disciplina - Lingua Portuguesa

Romantismo no Brasil

O objetivo desse material é ser usado como instrumento de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação da professora Rita de Cássia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Nome da autora: Wanda Castilho Affonso
Instituição: Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira – EFM
Município / Estado: Campo Mourão – PR
Conteúdo: Romantismo no Brasil
Série: 2º ano do Ensino Médio

Relato

O objetivo dessa prática é trabalhar o estilo literário Romantismo (1836-1881) utilizando os recursos da tecnologia a partir da apresentação e do esclarecimento sobre o uso do software JClic. Utilizá-lo como um recurso que ajude o aluno a visualizar, absorver e compreender um conteúdo literário, a fim de que contextualize e assimile o assunto proposto e que, fazendo uso dos recursos ofertados pelo software, conheçam as características usadas pelos literatos românticos em verso e prosa, bem como a geração de autores brasileiros que se destacaram na época e que se tornaram clássicos da nossa literatura brasileira. Para que se obtenha um resultado positivo é necessário que o assunto seja explanado primeiramente em sala de aula, deixando claro o contexto histórico anterior e posterior ao da época do Romantismo, uma vez que os estilos literários obedecem a uma ordem cronológica. Farão parte das atividades os recursos do software JClic denominados:

  • Sopa de letras - onde o aluno poderá ter contato com termos e palavras relacionadas às características do estilo literário.
  • Jogo da memória, 2 Quebra-cabeças e 1 Associação simples - com obras Românticas para que os alunos visualizem as imagens e reconheçam os autores.
  • Resposta escrita - para a memorização de títulos de obras e seus respectivos autores.
  • Completar o texto e Preencher lacunas - para a fixação do conteúdo.
  • Palavras cruzadas - na qual o aluno deverá conhecer realmente o conteúdo para responder às questões sobre o Romantismo.

A meta, a partir dessa metodologia, será proporcionar aos educandos uma atividade diferente e prazerosa e, consequentemente, obter mais fixação do conteúdo estudado, tendo condições até mesmo de ser avaliado no seu desempenho ao realizar as atividades.

Atividade feita no Jclic















Referências

Enciclopédia Livre Wikipedia. Romantismo no Brasil. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>.  Acesso em: 19 set. 2010.

Literatura em Conta-gotas. Características Românticas. Disponível em: <http://literaturaemcontagotas.wordpress.com>. Acesso em: 20 set. 2010.

Sua Pesquisa.com. Romantismo. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm>. Acesso em: 19 set. 2010.

Imagens:
Portal Dia a Dia Educação. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br>. Acesso em:  21 set. 2010.
Recomendar esta página via e-mail: