Disciplina - Lingua Portuguesa

Gênero Notícia

Nome do autor: Fernando Pinheiro
Instituição: NRE - Apucarana
Município / Estado: Apucarana-PR
Conteúdo: Gênero Notícia
Série: 1ª Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato

A proposta de um ensino de leitura e produção de textos pela sequência didática de Dolz e Schneuwly vem de encontro com o que os PCN e as Diretrizes Estaduais do Paraná preconizam a respeito das aulas de Língua Portuguesa, a saber, fugindo do tradicionalismo que primava pela repetição e memorização de modelos estagnados e descontextualizados, as aulas devem ter como eixo curricular o texto na sua dimensão discursiva, conforme Bakhtin (1986).
Dessa forma, ao propor uma SD do gênero Artigo de opinião, procuramos fazer uma avaliação diagnóstica com uma produção inicial para verificar o que o aluno não sabe e precisa aprender. A partir disso, pelas oficinas, as características do gênero, baseado na modalização de gêneros de Bronckart (2003), são transformadas em atividades ensináveis aos alunos. Assim, aos poucos, os educandos vão se apropriando dessas características e no final, através de uma Lista de Constatação, os alunos reescrevem sua produção inicial, buscando solucionar todos os problemas. Esse processo de refacção deve-se dar, de acordo com Schneuwly, quantas vezes forem necessárias, até resultar em um texto de qualidade. Assim, a avaliação passa a ser formativa, processual.

Acesse os conteúdos trabalhados.

Ícone para baixar texto em arquivo Pdf

Gênero Artigo de Opinião
Recomendar esta página via e-mail: