Disciplina - Lingua Portuguesa

Poesia

Nome da autora: Mariza Nesi
Instituição: Escola Municipal Epitácio Pessoa
Município / Estado: Francisco Beltrão-PR
Conteúdo: Poesia
Série: Anos iniciais/Ensino Fundamental
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Relato


O trabalho a seguir foi desenvolvido na Escola Municipal Epitácio Pessoa – E.I. e E.F.,  localizada na comunidade de Secção Jacaré, Francisco Beltrão - Paraná.
Trabalhamos na Semana da Literatura com o gênero poesia nas turmas de 5ª a 8ª série.
Antes de iniciarmos o trabalho com este gênero textual, retomamos o conceito de poesia. Falamos que a poesia está ligada a cantar e encantar, traduzir sensações e emoções, associar imagens para produzir outras imagens, fazer arte com palavras, explorando as inúmeras possibilidades de se combinarem os sons, significados, os traçados.
Tomamos como referência para o desenvolvimento de nosso trabalho a leitura dos livros: Roteiro de leitura: poesia concreta e visual, de Philadelpho Menezes, e Do mundo da leitura para a leitura do mundo, de Marisa Lajolo; e destacamos os trechos que seguem: “O riso indica algo que a escola nunca associa à poesia: o humor. Antes de ser um amontoado de linhas quebradas e rimadas, de difícil interpretação, a poesia foi desenho e canto, e, aos trancos e barrancos, assim se manteve historicamente até voltar, no nosso século de imagens e sons, a se manifestar como palavra dotada de formas visuais e sonoras, culminando na chamada `poesia visual´ de um lado, e na ’poesia sonora’, de outro. (...) O papel do ensino de poesia deveria ser o de mostrar como o prazer é a resposta fundamental ao poema, o sinal de que ele foi realmente entendido e assinalado em sua essência (...).” (MENEZES, 1988, p. 9).
“É a literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar: o cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos.” (LAJOLO, 2000, p. 105).
Após discussão sobre o assunto, os alunos escolheram livros de poesia na biblioteca escolar e depois de escolhida uma poesia as ensaiaram e apresentaram aos colegas de classe. Cada turma escolheu duas poesias que representaria à classe para ser declamada aos demais alunos da escola. Os alunos apresentaram-se no saguão da escola para todos. É importante ressaltar que em algumas turmas todos queriam ir apresentar, mas como já havia sido organizado para que houvesse dois representantes por turma, acabamos realizando as apresentações no período contrário, para os alunos de Pré ao 4º ano. Foi organizado um cronograma, e por uma semana os alunos vinham à escola declamar as poesias. Entendemos que foi um trabalho que levou os alunos a pensar na escolha, entender, memorizar e desafiarem-se em apresentar ao público. Todos gostaram e fizeram acontecer.
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