Disciplina - Lingua Portuguesa

História em quadrinhos: Turma da Mônica

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final e complementação de carga horária da oficina de Software Educacional JClic, sob orientação da docente Rita de Cássia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Nome da autor: Maria Cristina Fernandes dos Santos.
Instituição: Colégio Estadual Professor Darcy José Costa - EFM
Município / Estado: Campo Mourão – Paraná.
Conteúdo: Trabalho com conteúdos relacionados à sala de apoio - História em quadrinhos: Turma da Mônica.

Relato

Essa atividade foi desenvolvida na sala de apoio, período matutino, do Colégio Estadual Professor Darcy José Costa - EFM, de Campo Mourão. Neste trabalho foi utilizado o software JClic para motivar a aprendizagem de alguns aspectos gramaticais, raciocino lógico para interpretação textual, bem como o despertar para a leitura e o interesse pelo conhecimento cognitivo através de atividades lúdicas.
Para tanto, foi utilizado o software JClic, pois através dele pretende-se cativar os alunos, despertando o interesse pela leitura, visto que esta, bem como sua prática e o aprendizado da língua materna, já não são mais o mesma que antigamente, devido a tantas tecnologias e outros fatores.
Assim, utilizando o software JClic, pretendemos realizamos jogos que envolvam fatores gramaticais condizentes a idade das crianças que estão inseridas em Sala de Apoio e Aprendizado (SAA). Com este recurso é possível dar início a leitura de alguns gêneros textuais, começando por uma fábula.
Através de imagens com quebra-cabeças os alunos tomam conhecimento dos personagens do texto, bem como trabalham com substantivos, adjetivos, verbos e outros elementos relativos à disciplina.
Por meio da Associação simples é possível trabalhar com imagens e animais e seus respectivos nomes. Com a sopa de letras trabalha-se os substantivos contidos na fabula. O jogo com respostas escritas permite trabalhar a interpretação do texto; já as palavras cruzadas, com os principais adjetivos contido na história.
Concluindo, espera-se que os alunos despertem o interesse pela leitura através da fábula proposta. Certamente este conhecimento terá um reflexo, não apenas em seu aprendizado em sala de aula, mas em sua vida diária, pois a leitura desperta o ser humano que há em cada um de nós.

Ilustração:

Imagem da atividade desenvolvida no Jclic



















Referências

BLOG Baú de ideias. O Lobo e o Cordeiro. Disponível em: http://baudeideiasdaprofkeithy.blogspot.com/2010/06/o-lobo-e-o-cordeiro-monteiro-lobato.html. Acesso em: 04/10/2010.

BLOG Trapiche dos outros. Lobo e Cordeiro. Disponível em: http://trapichedosoutros.blogspot.com/2010/05/o-lobo-e-o-cordeiro-de-la-fontaine.html. Acesso em: 04/10/2010.
Recomendar esta página via e-mail: