Disciplina - Lingua Portuguesa

Bullying em textos poéticos

Professor(a): Sandra Marcia Bonilha Pilla
Instituição: Escola Estadual Ulysses Guimarães. E. F.
Município: Roncador-PR
Conteúdo: Bullying em textos poéticos
Série: 7ª
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Relato

Este relato refere-se a um trabalho coletivo efetivado na Escola Estadual Ulysses Guimarães – Ensino Fundamental, organizado por meio de encontros do Grupo de Estudo 2010, com o tema Desafios Educacionais Contemporâneos. O projeto intitulou-se De corpo e alma pela paz: Ulysses contra o bullying. Participantes do projeto e coautores: Belmiro Caetano, Cecília Minhuk, Claudia Raczyinski, Claudinéia Raczyenski Amorin, Luciane Gorete Cararo, Magdalyn Janey Mendes Ossak, Maria Minhuk, Sandra Marcia Bonilha Pilla.
 

1. Conteúdo:

Bullying em textos poéticos


2. Objetivo geral

Conscientizar sobre o tema bullying, reconhecendo suas várias dimensões, conceito, incidência e consequências, sensibilizando para uma convivência com dignidade e fraternidade.

2.1 Objetivos específicos

- Compreender e interpretar textos poéticos sobre o tema, percebendo a intertextualidade com outros textos.
- Expressar-se oralmente de forma crítica.
- Produzir textos poéticos sobre o tema, utilizando-se de recursos já estudados.

3. Recursos materiais

Quadro, giz, sulfite, computador e projetor multimídia.

4. Metodologia

1. Prática social e problematização

O tema bullying será discutido com os alunos dando-lhes a oportunidade de socializar os seus conhecimentos prévios. Para tal, far-se-á as seguintes questões:
- O que é bullying?
- Qual a origem do termo?
- Você já percebeu algum fato que parece se tratar de bullying?
- Você conhece algum poema que trate desse problema? Qual?

2. Instrumentalização
a) Far-se-á a leitura e discussão do poema Os estatutos do homem (MELO, 2003), fazendo intertextualidade com o texto da Constituição Brasileira (BRASIL, 1988). Serão feitas atividades de compreensão e interpretação de texto;
b) Os alunos farão um trabalho de produção e ilustração de poemas com temas relacionados a Direitos Humanos e bullying.

3. Catarse e volta a prática social
Os textos poéticos produzidos serão escaneados e montados no sistema PowerPoint (com imagem, texto e música). Estes serão apresentados para os membros da comunidade escolar no projetor multimídia, durante o varal de poesias da escola.

5 Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988.
MELLO, Thiago de. Os Estatutos do Homem. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Para ver os relatos dos coautores, das disciplinas de História, Geografia, Educação Física e Artes, acesse:

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De corpo e alma pela paz: Ulysses contra o bullying
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