Disciplina - Lingua Portuguesa

Intertextualidade - Informatividade

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final e complementação da carga horária da oficina softwares educacionais (JClic), sob a orientação da docente Márcia Cristina Lanzarini, da Coordenação Regional de Educação de Francisco Beltrão - Paraná.

Nome da autora: Rosa Teresinha Bortoloti
Instituição: CEEBJA
Município / Estado: Francisco Beltrão - Paraná
Conteúdo: Intertextualidade - Informatividade
Série: Ensino Fundamental - Fase II - Alunos Surdos

Relato

As aulas foram desenvolvidas com alunos surdos do Ensino Fundamental do CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos, utilizando também o laboratório de informática, computadores, TV Multimídia.
Tendo em vista as dificuldades que os alunos surdos encontram na leitura, escrita e interpretação de textos, buscamos nas tecnologias uma maneira de auxiliar a compreensão do assunto abordado, enriquecendo as atividades por meio de pesquisa.
Durante as aulas foi trabalhado um texto sobre o Meio Ambiente, sendo comentado a respeito da importância da preservação da fauna e da flora - o desmatamento, a extinção de animais, florestas, a extração clandestina de árvores de madeiras de lei e a destruição que vem ocorrendo no nosso Planeta, causada pela ganância do homem.
Abordamos, também, o “Dia da Ave”, que é comemorado no dia 5 de outubro de todos os anos, conforme a lei n. 63.234 de 12 de Setembro de 1968, lembrando que o Brasil é o terceiro País do Mundo em variedades de aves. Assistimos aos vídeos e discutimos sobre as várias espécies de aves existentes no Brasil, e o quanto vêm sofrendo pela ação do homem por meio do tráfico ou pela perda do próprio habitat, que é um dos fatores para que as inúmeras espécies estejam desaparecendo. Discutimos, também, a importância das aves para o equilíbrio da natureza e, ainda, na disseminação de sementes que são lançadas no solo (Gralha Azul símbolo do Paraná.), formando novas árvores que irão compor o nosso meio ambiente.
Todos os alunos leram e interpretaram oralmente o texto.
Após discussão em sala de aula, eles levantaram várias questões, como a preocupação com o desmatamento, as queimadas, a falta de água e a extinção dos animais. Para complementar o trabalho, foi pesquisado e registrado sobre árvores e aves, evidenciando:

- árvores que estão em extinção: Cedro, Imbuia, Jacarandá, Peroba, Angico, Ipê, Pinheiro, Araucária, Jaborandi e outras;
- altura, circunferência e para que serve a madeira;
- regiões onde podem ser encontradas;

Aves em extinção:
- nomes, habitat, alimentação, cor e tamanho da ave;
- regiões do Brasil onde vivem;
- a menor ave existente no Brasil;
- aves da região Sul do Brasil (Gralha Azul).

Após a pesquisa, os alunos apresentaram os trabalhos aos colegas em sala de aula.
Obs.: toda a comunicação foi feita em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

Referências

- Texto
http:/iaracaju.infonet.com.br/users/stocker

- Vídeos
http;//www.portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
http:/www.colorfotos.com.br/pantanal/aves
http:/birdlist.org/pássaros_do_Brasil.htm
http:/wikipedia.org/wiki/anexo:Lista_de_aves_do_Brasil.htm
Recomendar esta página via e-mail: