Disciplina - Lingua Portuguesa

Leitura

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação da docente Jevania Fabro Tomazi e Fabio Ronaldo Sartor, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, do estado do Paraná.

Nome da autora: Maria Leonir Galli
Instituição: CEMA - Colégio Estadual Mário de Andrade
Município / Estado: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Leitura
Série: 5ª e 6ª série.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? Não

Relato

O objetivo dessa atividade é desenvolver leitura, atenção, criatividade, interesse, raciocínio e socialização entre os educandos.
Observado o pouco interesse pela leitura e o aprendizado da língua materna, foi utilizado o software JClic para realizações de jogos que envolvam fatores gramaticais condizentes à idade das crianças que estão inseridas em Sala de Apoio e Aprendizado (SAA). O recurso foi usado para dar início à leitura de alguns gêneros textuais, começando por uma fábula.
Mediante esta preocupação, pretende-se construir este trabalho através de imagens com quebra-cabeça para conhecimento dos personagens da fábula, trabalhando também com substantivos, adjetivos, verbos e outros elementos relativos à disciplina.
Em um primeiro momento, será trabalhado na oficina JClic um quebra-cabeça com imagens dos principais personagens; depois uma associação simples com imagens de animais e seus respectivos nomes; por meio da
Sopa de letras será trabalhado com os substantivos contidos no texto; com o jogo com respostas escritas pode-se trabalhar a interpretação do texto; e com as palavras cruzadas, os principais adjetivos contidos na história.

Ilustração:

Imagem de atividade feita no Jclic



















Imagem de atividade feita no Jclic
Recomendar esta página via e-mail: