Disciplina - Lingua Portuguesa

Atividades lúdicas

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação dos docentes Jevania Fabro Tomazi e Fabio Ronaldo Sartor, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, do estado do Paraná.

Nome da autora: Sirlene Garbossa
Instituição: Col. Est. Arnaldo Busato
Município / Estado: Verê-PR
Conteúdo: Atividades lúdicas
Série: 5ª a 8ª séries
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Sim

Relato

As atividades têm como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de verificar e ampliar seus conhecimentos por meio de atividades lúdicas, interativas e de vivência, que estimulem o desenvolvimento cognitivo, pois se compreende que uma atividade lúdica envolve três funções: socializadora, psicológica e pedagógica.
Sabe-se que os alunos com dificuldades de aprendizagem no processo de ensino constituem uma realidade desafiadora para os educadores. Portanto, para tentar suprir certas dificuldades utilizamos atividades lúdicas, como: jogos da memória, caça-palavras, associação de ideias, quebra-cabeças, textos para completar lacunas, entre outros.
Essas atividades são necessárias à aprendizagem, pois estimulam: a reflexão, criatividade, raciocínio, cooperação, reciprocidade, o pensamento e o comportamento, desafiando o aluno a organizar melhor suas emoções, sentimentos, experiências vivenciadas, avaliando se houve o processo de aprendizagem.

Ilustração:

Atividade feita no Jclic



















Ativida feita no Jcilc



















Atividade feit no Jclic



















Aticidade feita no jclic

















Recomendar esta página via e-mail: