Disciplina - Lingua Portuguesa

Modernismo Brasileiro - Segunda Fase - Prosa

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientaçãodo docente Gilson de Carvalho Lopes, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do Estado do Paraná.

Nome da autora: Eliamar Xavier de Oliveira
Nome do coautor: Gilson de Carvalho Lopes
Instituição: Colégio Estadual Senador Attílio Fontana
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Modernismo Brasileiro - Segunda Fase - Prosa Regionalista - Autores e Obras
Série: 3º anos - Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? Não

Objetivo geral

Possibilitar ao professor e a seus educandos uma abordagem prática e crítica do Estudo da Literatura, através de exercícios de fixação de autores e obras da prosa regionalista da 2ª fase do Modernismo Brasileiro, utilizando para tanto, como recurso principal, o programa JClic.

Objetivos específicos

- Trabalhar com os educandos a importância da Prosa Regionalista da 2ª fase do Modernismo Brasileiro (1930 – 1945), marcada pelo espírito construtivo e pela estabilização das conquistas anteriores.
- Levar os alunos a estabelecer uma relação entre os Romancistas da 2ª fase do Modernismo Brasileiro e suas principais obras.
- Estimular os alunos a usarem o software JCLIC.
- Praticar, executar e explorar a atividade prática de Palavras Cruzadas, abordando autores e obras da prosa da 2ª fase do Modernismo Brasileiro.
- Produzir, criar e organizar atividades de Palavras Cruzadas.

Metodologia

Os conteúdos propostos serão trabalhados, a priori, através de aulas expositivas sobre o tema, utilizando como suporte a TV Multimídia (DVD – Vestibulando Digital – Cultura Marcas), a fim de que os alunos possam se inteirar sobre o assunto, percebendo a importância dos romances da 2ª fase do Modernismo Brasileiro, que tematizam o aprisionamento do indivíduo pelo espaço em que se encontra.
Também objetiva conhecer os escritores dessa fase, os quais eram sobremaneira comprometidos com esse novo realismo, que busca traçar de modo fiel o perfil social e psicológico dos habitantes de determinadas regiões brasileiras, principalmente do nordeste.
Na sequência, utilizando o programa JClic, os estudantes buscarão identificar os autores e suas obras, através da atividade de Palavras Cruzadas, sendo tal prática, previamente determinada, para que os mesmos, por meio da assimilação dos assuntos, consigam desenvolver o seu interesse e gosto pela leitura de livros literários, principalmente dos prosadores da 2ª fase do Modernismo Brasileiro, estando, assim, em consonância com os conteúdos estabelecidos pelas Diretrizes da Seed para Língua Portuguesa e Literatura. Convém salientar que a meta pretendida com a utilização dessa metodologia, será proporcionar aos educandos uma atividade diferente e prazerosa, que auxilie na fixação do conteúdo estudado, por meio da realização da atividade proposta, conforme segue:

Imagem de atividade feita no Jclic




















Imagem de atividade feita no Jclic


















Recursos Didáticos

Serão utilizados como recurso didático a TV Multimídia, vídeos, livros didáticos e livros de literatura. Pretende-se também, trabalhar o software JClic, o qual possibilita a criação de diversos tipos de atividades educativas de autoria para o professor e de jogador e autoria para os estudantes. A intenção é explorar as atividades de palavras cruzadas ao longo das aulas.

Avaliação

A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer do desenvolvimento dos trabalhos e realizada por meio de instrumentos diversificados, culminando com a avaliação do desempenho dos alunos quando da realização da atividade proposta (Palavras Cruzadas - JClic).
Recomendar esta página via e-mail: