Disciplina - Lingua Portuguesa

Leitura

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da Oficina de Softwares Educacionais JClic, sob orientação da docente e assessora pedagógica Evandra Ferrazza Colla, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Nucleo Regional de Educação de Pato Branco.

Nome da autora: Lêda Maria Debona Soldatelli
Nome do coautor: Evandra Ferrazza
Instituição: Colégios Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva - EFM.
Município / Estado: Mariópolis - Paraná
Conteúdo: Leitura
Série: 2ª Série E.M
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? Sim

Relato

Sabendo que a maioria dos alunos apresenta desinteresse pela leitura, o professor deve utilizar metodologias para fazer com que tomem gosto pela leitura. Assim, nos apropriamos da TV Multimídia existente em nosso Colégio para realizar as pesquisas e passar as imagens retiradas do Portal Dia a Dia Educação, tornando o trabalho mais atraente. “Ler uma obra e ouvir oito” foi uma das maneiras encontradas para estimular os alunos a conhecer um pouco mais dos romances, contos, crônicas, poesias, cartum, etc.
Cada grupo selecionou uma obra e fez a leitura. Após lerem, escolheram uma maneira de apresenta-lá ao grande grupo. A criatividade e a iniciativa de alguns grupos nos surpreenderam, e tivemos apresentações maravilhosas com fantoches, declamações de poesias e a contação de história de Édipo.
Por meio do trabalho, os alunos perceberam que muitas obras escritas há anos nos ajudam a entender a realidade social, política e econômica. Vivenciando tudo isso, eles começaram a fazer alguns questionamentos e a entender um pouco sobre textos literários e textos não literários.
Nem sempre conseguimos atingir 100% dos alunos, inclusive no período noturno, por serem alunos trabalhadores. Portanto, o esforço docente é maior e mais intenso, procurando criar, nos alunos, o hábito de leitura, sabendo que nem sempre o resultado é positivo.
O trabalho com a leitura implica reconhecer a incompletude dos processos discursivos, os vazios que eles apresentam, implícitos, pressupostos, subentendidos, que devem ser preenchidos pelo leitor.
O conhecimento de que todos os períodos literários têm suas funções e suas características, que não são períodos estáticos, mas com mudanças e evoluções, fica mais claro a partir do momento que começamos a entender esse processo de leitura.
Recurso do Portal - Imagens.
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