Disciplina - Lingua Portuguesa

Contrastes sociais

Nome da autora: Miriam Fajardo
Instituição: Colégio Estadual Unidade Polo - Ensino Fundamental e Médio
Município / Estado: Jandaia do Sul - Paraná
Conteúdo: Contrastes Sociais
Série: 3ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Relato


Para realizar essa atividade são necessárias 4 aulas de 50 minutos.

Objetivos


- Analisar criticamente a letra de música.
- Conhecer o aspecto histórico em que o autor produziu a música.
- Conhecer a biografia de Francisco Buarque de Holanda.
- Comparar os temas da música Meu Guri com A burguesinha.
- Comparar a letra da música com o vídeo

Metodologia


- Para iniciar a aula, sensibilizar os alunos para o tema apresentando o vídeo Direitos do Coração - "Jonas e Lisa":

ícone para acessar e baixar vídeo

Direitos do Coração - "Jonas e Lisa"





- Fazer uma levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos.
- Conhecer o gênero textual música, bem como suas características e funcionalidade.
- Realizar uma pesquisa sobre Francisco Buarque de Holanda e a escritora Marina Colassanti, e as características de suas obras.
- Proporcionar sensibilização com relação às condições sociais dos menos favorecidos.
- Ouvir as músicas Meu guri, de Chico Buarque; e Burguesinha, de Seu Jorge. Para ler a letra das músicas acesse:

Ícone para baixar arquivo em PDF

Músicas




- Ler o texto da autora Marina Colassanti, De quem são os meninos de rua?:
"Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou o meu braço, falou qualquer coisa que eu não entendi. Fui logo dizendo que não tinha, certa de que estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora. Talvez não fosse um Menino de Família, mas também não era um Menino de Rua. É assim que a gente divide. Menino de Família é aquele bem-vestido, com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe compra outro se o dele for roubado por um Menino de Rua. Menino de Rua é aquele que quando a gente passa perto, segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão. [...] Na verdade, não existem meninos De rua. Existem meninos Na rua. E toda vez que um menino está Na rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê."
- Em seguida, peça para que respondam as questões abaixo:
1 - Qual a sua posição diante da situação descrita pela autora do texto De quem são os meninos de rua?
2 - Que olhar podemos lançar sobre a realidade, e que ações podemos desempenhar na sociedade para escrevermos, de fato, uma nova história?
3 - Sobre a letra da música O meu guri, de Buarque de Holanda, conte o que você entendeu sobre a narrativa.
4 - Que relação você vê entre essa música e o curta Jonas e Lisa e os outros textos?
5 - A música Burguesinha fala de outra situação social, onde uma jovem é de classe média. Comente as diferenças. Elas são vistas de modo positivo? Ou há uma denúncia sobre este modo de viver?


Referências


COLASSANTI, Marina. De quem são os meninos de rua? In: ______. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002.
HOLANDA, Chico Buarque. O meu Guri. Álbum Almanaque, 1981.
SEU JORGE. Burguesinha. Álbum América Brasil, 2010. Composição: Seu Jorge e Gabriel Moura e Pretinho da Serrinha.

Recursos Complementares

Leitura, debate e atividades em grupo. Utilizar a Tv Multimídia

Avaliação

- Seminário de apresentação dos questionamentos em grupo.
- Produção de texto dissertativo argumentativo sobre o menor abandonado (causas e consequências).
Recomendar esta página via e-mail: