Disciplina - Lingua Portuguesa

Análise Literária

Nome da Autora: Doralice Cividini Glória
Instituição: Colégio Estadual Marumbi - Ensino Fundamental, Médio e Normal
Município / Estado: Marumbi / Paraná
Conteúdo: Análise Literária
Série: Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Relato

Para realizar essa atividade são necessárias 3 aulas de 50 minutos.
Elaboração de proposta de trabalho por meio de resumo, síntese, análise de romances e/ou texto com fragmentos. literários. Esta proposta possibilita ao aluno o entendimento das informações contidas em uma análise; a identificação de informações explícitas e implícitas nos textos; reconhecer as variantes linguísticas apresentadas em cada versão de cada narrador personagem; identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa), bem como o espaço, o tempo e o eixo progressivo.

Objetivos

- Produzir textos a partir do gênero em estudo.
- Analisar e relacionar os elementos que caracterizam um narrador personagem e seus elementos literários.
- Aprimorar e desenvolver uma interpretação dos romances a partir dos variados pontos de vista dos narradores, e relacioná-los entre si.
- Interpretar, analisar e relacionar os elementos que fazem parte de uma análise literária.
- Identificar características e descrições de personagens e os elementos de uma análise literária.
- Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao contexto sociocultural de produção da obra literária.
- Ler contos literários e compreender os principais elementos pertencentes aos gêneros e os que o fazem parte de uma análise literária.

Metodologia

Individualmente, peça aos alunos que façam uma análise literária, um resumo do livro ou fragmentos dos romances citados pelo professor.
É importante que o educando aprenda a avaliar o próprio texto, desde que devidamente orientado sobre os critérios a serem observados.
Com os alunos, realize uma analise interpretativa, fazendo referência aos elementos da narrativa, bem como um levantamento de hipóteses sobre a história, registrando:
- Quem participa da história?
- O que acontece na história?
- Quem conta a história?
- Onde a história se passa?
- Quando essa história se passa ou é contada?
- Como deve ser a história?
Note que as perguntas a serem feitas para os alunos fazem referência aos elementos da narrativa que serão estudados durante as aulas. Por meio das perguntas e das respotas dadas, faça a relação de cada pergunta ao elemento da narrativa: personagens, eixo progressivo, narrador, espaço, tempo e enredo.

Segue algumas sugestões de links para enriquecer o estudo:

Como fazer uma texto narrativo

Links interesantes

Algo sobre vestibular




Obras literárias de José de Alencar



ícone Leitura online
Leitura Online







Assista ao vídeo


Ícone vídeo

Morte e vida severina.




As estratégias utilizadas serão o uso do pendrive, TV multimídia, trechos de romances, romance literário e textos com fragmentos literários.

Avaliação

A avaliação é um instrumento utilizado para se obter informações sobre o andamento do processo ensino-aprendizagem, de forma continuada e avaliativa. Por meio dela, é possível se fazer um diagnóstico que possibilita verificar o conhecimento do educando. Assim, os alunos devem ser avaliados no transcorrer das atividades propostas, observando a formação de conceitos e intervenções, pela leitura e produção de resultados.


Organograma do conteúdo estudado
Recomendar esta página via e-mail: