Disciplina - Lingua Portuguesa

Literatura Brasileira – O Guarani – Romantismo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais Gimp e Cmap Tools, sob orientação de Rerice Cecilia Gafuri da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.

Nome da autora: Elenice Fátima Menin Damião
Instituição: Colégio Estadual Jardim Gisele
Município / Estado: Toledo - PR
Conteúdo: Literatura Brasileira – O Guarani – Romantismo
Série: 2º  Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação? sim

Relato

O Guarani, obra literária de José de Alencar, é extensa e apresenta uma temática variada, cobrindo campo e cidade, litoral e sertão, passado e presente.
Primeiramente publicado em folhetim no ano de 1857, a obra surgiu como desdobramento da polêmica de Alencar com Gonçalves de Magalhães sobre a criação de uma epopeia nacional. Foi escrita no período literário chamado Romantismo.

Objetivos

- Introduzir o Romantismo brasileiro nas aulas de Literatura.
- Reconhecer, em José de Alencar, um dos mais renomados escritores da Literatura Brasileira e maior romancista do Romantismo.
- Conhecer a obra de Alencar, grande romance indianista, onde aparecem os elementos formadores da nacionalidade brasileira, sendo considerada como “a certidão de nascimento” do Brasil.
- Observar o momento histórico em que a obra foi produzida.
- Utilizar portais educacionais para a pesquisa do tema abordado.

Metodologia

1º passo: Apresentação da obra, expondo os pontos principais, como: características da obra e do autor, período literário e momento histórico em que foi produzida.


2º passo: Assistir a um vídeo na TV Multimídia, que resume o período literário em questão.

ícone para acessar e baixar vídeo

Romantismo




Este vídeo faz um apanhado desde as primeiras manifestações românticas, passando pela produção literária até as Gerações do Romantismo.

4º passo: Assistir ao filme propriamente dito, observando os detalhes, as características, comparando com o que foi estudado anteriormente.

5º passo: Produzir por escrito, um comentário onde estejam reproduzidas as ideias estudadas anteriormente. Faça um paralelo entre período literário e o momento histórico brasileiro em que a obra foi produzida.

Obras de José de Alencar para Download: Acesse:


Ícone Leitura Online
Leitura Online

Recomendar esta página via e-mail: