Disciplina - Lingua Portuguesa

Educação Fiscal

Nome da autora: Ilda de Jesus Santos Vieira Lopes
Instituição: Escola Estadual Dom Pedro II - Ensino Fundamental
Município / Estado: Janiópolis – Paraná
Conteúdo: Educação Fiscal
Série:  6ª
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Relato da Aplicação do Plano de Trabalho Docente do curso: Disseminadores de Educação Fiscal – PR – 053/2-2010

O Plano de Trabalho Docente foi aplicado de acordo com os critérios pré-estabelecidos em sua elaboração. A aplicação em sala de aula teve a duração de cinco dias e foi iniciada com a explanação sobre a importância da arrecadação de tributos para o governo e para a sociedade. Esta explanação ocorreu de forma bastante tranquila e os alunos demonstraram bastante interesse, principalmente devido ao tema ser apresentado com base em situações reais do cotidiano dos alunos. Na sequência, os alunos foram separados em três grupos para a dramatização de três textos. Os textos apresentados e trabalhados foram: A velhinha contrabandista; Na calada da noite; e A culpa é do Pezão. O trabalho abrangeu a leitura, a compreensão e a interpretação de tais textos. Cada grupo deu o melhor de si. O aprendizado foi enriquecedor para todos.
Outra faceta do trabalho foi a produção de textos pelos alunos e sua reestruturação com a ajuda da professora. Os alunos souberam expressar bem o que aprenderam sobre a Educação Fiscal. A título de exemplo, uma aluna escreveu em seu texto: “A educação fiscal é um assunto que nós brasileiros devemos saber mais, pois muitas vezes compramos algo, mas não sabemos se aquele vendedor ou se aquele lojista paga ou não o imposto para o fisco que depois vai para o estado e ai ser distribuído indo para escolas, hospitais, ginásios, estradas e tudo o que é público”.
Pediu-se também aos alunos que elaborassem frases sobre a arrecadação de tributos. Algumas das frases foram: “Queremos a resolução do problema da sonegação de impostos!”; “A sonegação dos impostos é indigna ao país”; “Devemos obediência ao nosso país. Vamos pagar os impostos exigidos por lei?”. Observou-se que os alunos foram bem criativos nas frases, porque entenderam bem o assunto e sua importância.
De um modo geral, os resultados obtidos pela aplicação do Plano de Trabalho Docente em sala de aula foram excelentes. Foi muito gratificante acompanhar de perto o desenvolvimento do aprendizado de cada aluno. A grande maioria não sabia, por exemplo, o que é e para que serve uma nota fiscal, para onde vão e para que servem os impostos. Alguns pensavam que a Nota de Controle era a Nota Fiscal. Com a aplicação do plano, este cenário mudou. Os alunos agora sabem esses assuntos e entendem a importância de se exigir a Nota Fiscal no momento da compra. Assim, a aplicação do Plano de Trabalho Docente foi extremamente satisfatória e conduziu os alunos a um aprendizado eficaz e efetivo.
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