Disciplina - Lingua Portuguesa

Arcadismo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do curso "Apoio ao uso dos recursos do Portal Dia a Dia Educação na prática pedagógica", sob a orientação da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa., do estado do Paraná.

Nome da autora: Lindamar de Fátima Galiotto
Instituição: Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez
Município / Estado: Ponta Grossa - PR
Conteúdo: Arcadismo
Série: 1ª do Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Relato

As atividades descritas nesse relato foram elaboradas com base no plano de curso do primeiro ano do Ensino Médio. O assunto abordado faz parte do currículo básico de literatura do Ensino Médio.

Objetivo geral

- Apreciar a poesia árcade brasileira do poeta Tomás Antônio Gonzaga.


Objetivos específicos

- Despertar o interesse do aluno pelos poemas árcades.
- Relacionar o poema árcade com uma música atual.
- Reconhecer características árcades tanto no poema, quanto na música.

Metodologia

Apresentar para os alunos a Lira I, da obra “Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga. Em seguida, ler o poema em voz alta e levantar as características árcades que fazem parte da obra.
Ver e ouvir a apresenção da música “Casa no campo”, cantada por Elis Regina. Estabelecer com os alunos características árcades que aparecem na letra da música.
Instigar a curiosidade dos alunos, dizendo que podemos encontrar características do Arcadismo em músicas atuais.
Apresentar o vídeo "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, em seguida distribuir material fotocopiado do poema.


ícone para acessar e baixar vídeo

Marília de Dirceu




Ler o poema em voz alta.
Fazer o levantamento das características.
Ouvir a música “Casa no campo" - Elis Regina
Encontrar na letra da música características árcades.

Recursos

Textos impressos
TV Multimídia
Internet

Avaliação

Avaliar pela participação dos alunos no reconhecimento das características árcades.
Recomendar esta página via e-mail: