Disciplina - Lingua Portuguesa

Literatura Barroca Brasileira

Nome da autor: Heitor Batista dos Santos
Instituição: Colégio Estadual Cyríaco Russo
Município / Estado: Bandeirantes - Paraná
Conteúdo: Literatura Barroca Brasileira
Série: 1ª ano do ensino médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim

Relato

Este relato foi elaborado a partir do trabalho final do curso de "Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na prática pedagógica.
O tema proposto, "Literatura Barroca Brasileira", traz informações acerca das pinturas e esculturas de igrejas, realizadas por artistas brasileiros. Pretende-se com este conteúdo ampliar o olhar do estudante a respeito das artes barrocas dentro do contexto da época, levando-o a uma posição consciente, crítica e emancipadora em relação às artes.

Objetivos

- Contextualizar a época da produção da obra literária.
- Reconhecer o estilo próprio de cada autor.
- Estabelecer relações entre obras de diferentes artistas da mesma escola.
- Estimular a ampliação de leituras sobre o tema.

Metodologia

Para a realização do trabalho são necessárias aproximadamente seis aulas. A atividade inicia-se com um diagnóstico do conhecimento dos estudantes, questionando-os acerca das imagens apresentadas. Na sequência, apresentação do tema a ser trabalhado e a oferta de textos informativos sobre o assunto, levando o aluno a aprofundar seu conhecimento a respeito do conteúdo por meio da comparação das informações obtidas durante a leitura dos textos, com a ideia que ele havia formado a partir das imagens mostradas, de questionamentos feitos pelo professor. Durante a reflexão e a avaliação do seu conhecimento sobre o assunto, o estudante poderá apreciar imagens de pinturas e esculturas barrocas realizadas por artistas brasileiros em igrejas nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Recursos

Durante a apresentação do tema será usado o quadro de giz, o livro didático, a TV Multimídia e o pendrive como recursos didáticos e tecnológicos.

Avaliação

A avaliação acontece por meio da participação do estudante nos questionamentos; a apresentação de trabalho de pesquisa e avaliação escrita.
Recomendar esta página via e-mail: