Disciplina - Lingua Portuguesa

O Internetês

Hora Atividade Interativa "O Internetês - A escrita utilizada pelos internautas está prejudicando a aprendizagem da escrita na escola?"

A HAI de Língua Portuguesa tem como objetivos: fomentar o debate sobre as possíveis razões para este comportamento no uso da escrita e as implicações desse comportamento na escrita de textos no âmbito escolar; e investigar o posicionamento dos professores da disciplina a respeito da maneira diferenciada de grafar a língua na internet.

Para esse momento de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema, disponibilizamos aqui uma série de materiais que podem contribuir para enriquecer nossas discussões.


Recursos didáticos e informações sobre o tema.



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Veja como foi o debate da Hora Atividade Interativa realizada no dia 15/05/2012:

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Manhã
tarde
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Artigos, teses e dissertações

 ARAÚJO, Júlio César; RODRIGUES, Bernadete Biasi. Questões de estilo no gênero Chat aberto e implicações para o ensino de Língua Materna.

BEZERRA, Benedito Gomes. Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem.

RIBEIRO, Márcia Maria; ARAÚJO Júlio Cesar. “Tia, eu já escrevi o site do 'rotimeio'. Agora é apertar o Enter?” O endereço eletrônico na sala de aula..

SILVA, Suelen Érica Costa da. A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” .

XAVIER, Antonio Carlos. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da Internet.

  

 

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Imagens - Internetês


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Internetês I
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Internetês II
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Internetês -  Diálogo
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Notícias

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Sugestões de leitura

Hipertexto e gêneros digitais
Luiz A. Marcuschi
Antônio C. Xavier

Os diversos artigos que se encontram nesta obra discutem, com diferentes perspectivas teóricas, as principais modificações promovidas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários, a partir das inovações tecnológicas, e como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Além disso, apresentam conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador.

Referência:
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.



Novas tecnologias e mediação pedagógica
José Manuel Moran
Marcos T. Masetto
Marli Aparecida Behrens

A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da Internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje. Leitura essencial a professores de quaisquer níveis de ensino, este livro procura expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas.

Referência:
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2002.



O computador na sociedade do conhecimento
José Armando Valente

A mudança é a tônica de todos os capítulos deste livro. A proposta de utilização da informática para o processamento da informação e a construção de conhecimento dá origem a novas propostas pedagógicas, nas quais a compreensão da indissociabilidade entre ensino e contexto cultural promove a interação da escola com as demais instituições sociais, produzindo transformações em todos os segmentos.

Referência:
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40246>. Acesso em: mai. 2010.



A Internet e o texto escrito: solução ou simplificação?
Carlos Theobaldo
Ercília Bittencourt Theobaldo

O texto faz uma reflexão muito boa sobre a nova linguagem da Internet, usada pelos jovens. "A Internet, a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem, também criou sua variante da língua. Hoje, mais de um milhão de pessoas no Brasil utilizam este meio de comunicação".
O texto fala de como a linguagem é resumida, inclusive dá alguns exemplos de palavras, mas chama a atenção para o cuidado que se deve ter ao usar essa linguagem que é coloquial, informal. A linguagem culta não deve ser esquecida e tem suas peculiaridades, deve ser usada em redações, monografia, carta comercial, requerimento, etc.

Referência:
THEOBALDO, C.; THEOBALDO, E. B. A Internet e o texto escrito: solução ou simplificação? Mundo Jovem, p. 11, out. 2004.


Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios
Glaucio José Couri Machado (Organizador)

O livro “Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios” é uma coletânea de artigos com trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros de vários estados e instituições, bem como, de Portugal. O intuito desta obra é poder proporcionar aos leitores um panorama de alguns aspectos da educação no ciberespaço, em particular, da educação online ou virtual. E, a partir desta visualização, os leitores poderão ter uma noção mais esclarecedora sobre as possibilidades no interior da “Grande Rede”.
Desta forma, textos sobre docência virtual, a didática online, autorias na web, ensino de línguas utilizando a Internet, avaliação de curso em Educação a Distância online, estudos sobre ambientes virtuais de aprendizagem e possíveis ferramentas, estarão presentes no corpo da publicação, assim como outros aspectos relevantes.
A Internet, hoje, é profundamente difundida no Brasil e no mundo e a educação vem, cada dia mais, utilizando dos artifícios tecnológicos dos computadores em rede para criar situações de aprendizagem condizentes com o mundo atual e, de acordo, com as demandas da sociedade do conhecimento.
Desta forma, a Virtus Editora ao oferecer ao público esta obra vem tentar acrescentar valor aos estudos realizados na área e contribuir com o crescimento e desenvolvimento da educação que utiliza ou se efetua na Internet, bem como oportunizar condições para que pesquisadores de língua portuguesa possam divulgar suas investigações e, assim, criarem condições para o debate do processo ensino-aprendizagem que circunda a educação no ciberespaço.

MACHADO, G. J. C. (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010.



 

Vídeos


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Internetês - Parte 1
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O Uso do Internetês
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Linguagem da Internet - Parte 1
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Linguagem da Internet - Parte 2
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