Disciplina - Lingua Portuguesa

Helena Kolody

Espaço da literatura :: Escritores paranaenses :: Letra H :: Helena Kolody

Escritora paranaense Helena Kolody
Consagrada poetisa do Paraná, inaugurou em 1941 a série de mulheres haicaístas do país. Dona de uma enorme coleção de adjetivos-virtudes, palavras-emblemas, atribuídos a ela pelo povo paranaense, Helena deixou uma obra, que na qualidade lembra outra grande poeta: Cecília Meirelles. O amor que ela conquistou pelos poemas, pelos livros, juntou-se à lira de sua poesia feita de canções à vida, da solidariedade, da natureza e a inquietude da condição humana. Pode-se brincar dizendo que as letras iniciais do nome da poeta, HK, são as mesmas de quando se grafa hai-kai, como ela o fazia.


Obras:

Paisagem Interior, Música Submersa, A sombra no rio, poesias Completas, Vida Breve, Era Espacial e Trilha Sonora, Antologia Poética, Tempo, Correnteza (seleção de poemas publicados até esta data),Infinito Presente, Poesias Escolhidas (traduções de seus poemas para o ucraniano),Sempre Palavra, Poesia Mínima, Viagem no Espelho (reunião de vários livros já publicados), Ontem, Agora, Reika, Sempre Poesia (antologia poética), Caixinha de Música, Luz Infinita (edição bilíngüe), Sinfonia da Vida (antologia poética com depoimentos da poetisa), Helena Kolody por Helena Kolody (CD gravado para a coleção Poesia Falada), Poemas do Amor, Impossível (antologia poética),Memórias de Nhá Mariquinha (obra em prosa).


Conheça a obra de Antonio Donizeti da Cruz, sobre a obra e fortuna crítica de Helena Kolody acompanhados e avaliados pela própria poeta.   Helena Kolody: a poesia da inquietação.


Assista ao documentário sobre a vida e a obra da paranaense Helena Kolody.






Recomendar esta página via e-mail: