Disciplina - Lingua Portuguesa

Newton Sampaio

Espaço da literatura :: Escritores paranaenses :: Letra N :: Newton Sampaio

Foto do escritor Newton Sampaio Newton Sampaio foi um médico, ensaísta, escritor e jornalista brasileiro. Considerado um dos mais importantes contistas paranaenses sendo o precursor do conto urbano moderno. Pertenceu ao Círculo de Estudos Bandeirantes de Curitiba e como homenagem ao jovem modernista, um dos principais prêmios de contos do Brasil leva o seu nome: Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio.

Obras:


Trapo: romance inacabado, pois apenas alguns capítulos foram publicados em jornais e revistas.
Dor: romance cuja única parte que se tem é a publicação do terceiro capítulo, intitulado Volta ao lar, no número 9 de junho de 1934, do Correio dos Ferroviários.
Remorso: novela publicada no jornal O Dia, de Curitiba, no ano de 1935, sob formato de 11 folhetins.
Cria de alugado: novela, apenas alguns capítulos da obra foram publicados pelo jornal O Dia, no ano de 1935, em que é possível verificar a quase ausência de trama, pois não há encadeamento entre as partes.
Irmandade: conjunto de contos, inicialmente publicado no jornal O Dia, e posteriormente em formato de livro. E no ano de 1938 foi premiado pela Academia Brasileira de Letras.
Contos do Sertão Paranaense: publicado postumamente no ano de 1939.
Algumas vozes do Brasil: obra inédita constituída de críticas, reportagens e entrevistas.
Reportagem de ideias: ficou apenas no projeto do escritor de reunir cerca de vinte entrevistas e reportagens em um livro.
Recomendar esta página via e-mail: