Disciplina - Lingua Portuguesa

Martins Pena

Espaço da literatura :: Leitura on-line letra M :: Martins Pena


Foto de Martins PenaLuís Carlos Martins Pena (1815-1848) foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil. É considerado o consolidador do teatro no Brasil com suas comédias de costumes que até hoje são representadas. Além de fundador da comédia de costumes no Brasil, escreveu outros gêneros como farsas e dramas e contribuiu no Jornal do Commercio como crítico teatral. Sua obra consta do período anterior ao Romantismo, mas é considerado como teatro romântico. Suas peças brincavam com os costumes na época do rei, com personagens populares, como que tiradas das ruas do Rio de Janeiro e colocadas no papel: malandros, moças com ânsias em casar, juízes, estrangeiros, jovens pomposos, velhas solteiras, funcionários públicos, meirinhos, contrabandistas, etc. Martins Pena, com certeza, ofereceu uma identidade ao teatro brasileiro, dando ao mesmo cunho histórico, uma vez que retratava a própria sociedade brasileira da primeira metade do século XIX.

Vida literária
Contribuiu para a literatura brasileira com cerca de trinta peças, das quais aproximadamente vinte sendo comédias, o que o tornou fundador do gênero da comédia de costumes no Brasil, e as restantes constituindo farsas e dramas.

Obras: Um Sertanejo na Corte (1833-37), O Juiz de Paz da Roça (1842), O Judas em Sábado de Aleluia (1846), O Cigano (1845), As Casadas Solteiras (1845), O Noviço (1845), O Namorador ou A Noite de São João (1845), O Caixeiro da Taverna (1845), Os Meirinhos (1845), Os Ciúmes de um Pedestre ou O Terrível Capitão do Mato (1846), Os Irmãos das Almas (1846), O Diletante (1846), Quem Casa, Quer Casa (1847).

Obras para download
As Casadas Solteiras
O Diletante
O Inglês Maquinista
O Judas em Sábado de Aleluia
O Juiz de Paz da Roça
O Namorador ou a Noite de São João
O Noviço
Os Irmãos das Almas
Quem Casa Quer Casa
Recomendar esta página via e-mail: