Disciplina - Lingua Portuguesa

Pero Vaz de Caminha

Espaço da literatura :: Leitura on-line letra P :: Pero Vaz de Caminha


Foto de Pero Vaz de CaminhaPero Vaz de Caminha (1450 (?)-1500) foi escritor de nacionalidade portuguesa e participou da esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500. Sua função era de escrivão da esquadra. Escreveu a carta que se tornou um importante documento do início da História do Brasil. A Carta de Pero Vaz de Caminha é a certidão de nascimento do Brasil, sendo publicada somente no século XIX, pelo Padre Manuel Aires de Casal, na Imprensa Régia.

Vida literária
Principal obra:
- A carta do descobrimento, também conhecida como "Carta de Pero Vaz de Caminha", redigida por ele e enviada ao rei de Portugal D. Manuel I. Nesta carta ele relatou com detalhes a paisagem do liltoral do nordeste brasileiro em 1500, os índios que habitavam e os primeiros contatos entre portugueses e indígenas. É um das principais fontes históricas sobre o Descobrimento do Brasil.

Frases (trechos da carta)
- "Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas".
- ""A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem coberta alguma Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto".

Carta para download
A Carta
Recomendar esta página via e-mail: