Disciplina - Lingua Portuguesa

4 . Lendo poesias

Professor, para introduzir essa aula, comece dizendo aos alunos que com o tempo a poesia foi perdendo uma de suas características de origem, a oralidade. Conte a eles a história de que, há cerca de 2.500 anos, o poeta grego Simónides de Ceos encontrou um dia seu discípulo e conterrâneo Baquílides escrevendo suas odes sobre uma placa de cera e o acusou de trair a poesia cuja magia e encanto, dizia, estavam em sua expressão declamatória e não na palavra escrita. A poesia, afirmava ele, é uma pintura que fala.

Antes de dar continuidade à aula, explique aos alunos que Ode é uma composição poética que surgiu na Grécia antiga. Ela era cantada e acompanhada do instrumento musical chamado Lira. A palavra Ode significa, justamente, canto. Por isso, essa composição poética pressupõe muita musicalidade em sua estrutura.

Lira
















Disponível me: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/paideia/musica.htm> Acesso em: 19/06/2010

Dito isso, explique que tão importante quanto valorizar a perpetuação da poesia a partir da escrita é valorizar a sua expressão oral.

Nessa primeira aula, os alunos ouvirão alguns poemas, uns de cunho popular, outros não. A cada poema executado em sala de aula, projete-o em uma tela, para que os alunos possam acompanhar com mais precisão o que é declamado.

Apresente primeiro um vídeo sobre poesia de Cordel. Sugerimos o cordel em vídeo O Lobisomem e o coronel,  disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RKzquqCLJHo> . Acesso em: 11/07/2013.

capa do livro O coronel e lobisomem
























Explique que essa é uma manifestação popular típica do nordeste do Brasil e que a sua principal característica é a oralidade, embora ela seja também apresentada de forma impressa em folhetos. É típico dos cordelistas, ou poetas de cordel, recitar ou cantar seus poemas de forma cadenciada e melodiosa, por vezes tendo acompanhamento de instrumentos musicais. Essa manifestação literária é uma representação muito próxima das poesias líricas medievais, por provocarem uma leitura rítmica e melodiosa.

Trabalhe com os alunos, após assistirem ao filme, tanto a temática baseada em crendices populares e no contexto do sertão, quanto a estrutura de um poema de cordel. Em seguida, exiba também os vídeos do Poema de sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade (http://www.youtube.com/watch?v=TpfqylGVtCg), declamado por Paulo Autran; o Poema de Natal, de Vinícius de Moraes (http://www.youtube.com/watch?v=5hF4UvdD9LE ); e o poema Retrato, de Cecília Meireles ( http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38 ), declamado por Paulo Autran.

Da mesma forma esses poemas também devem ser visualizados pelos alunos. Ao fim das exibições, enfatize bastante o quanto o ator Paulo Autran, que está interpretando os poemas, fez leituras expressivas e cadenciadas dos textos.

Então, você pode sugerir que os alunos também leiam os mesmos poemas em voz alta, de frente para a turma, exercitando e explorando os recursos que o poema oferece. Esse será um momento para os alunos perderem a vergonha e entenderem que a postura oral adotada para ler um poema, vai muito além de uma simples leitura ou mera declamação de versos. A palavra, a expressão facial e o gesto devem transcender para conseguirem causar um encantamento em quem ouve e vê. Afinal, é no momento da leitura em que o poema realmente está “vivo”.


Essa atividade foi extraída da aula Lendo poesias: convite à expressão oral e possibilidades de leitura de mundos, da professora Ana Graziela Cabral - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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