Disciplina - Lingua Portuguesa

17. O uso do corpo feminino em capas de revistas: efeitos de sentido

Essa atividade tem por objetivo o confronto inicial dos alunos com algumas análises do corpo feminino na mídia a partir de um percurso histórico.

O professor e os alunos farão a leitura coletiva do artigo científico O corpo feminino na publicidade: aspectos históricos e atuais, de Ângela Schaun e Rosana Schawartz. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-da-alcar-no-3-agosto-de-2012/O%20corpo%20feminino%20na%20publicidade.pdf Acesso em: 16 jun. 2013.

Após leitura, os alunos, divididos em grupos de até 4 componentes, terão de procurar na internet ou em revistas antigas por publicidades que contenham a imagem feminina e se relacionem a cada um dos períodos descritos pelo artigo, a saber:

a) colonização;

b) século XIX;

c) século XX;

c.1) 1901-1919;

c.2) Movimento Modernista - a partir de 1920;

c.3) Revolução de 1930;

c.4) anos de 1940 a 1959;

c.5) anos da década de 1960;

c.6) anos da década de 1970 a 1980;

c.7) 1990 a 2000;

d) século XXI.


Essa atividade permite ao aluno ter uma noção geral e cronológica das várias etapas do corpo feminino na mídia.

Com os exemplares da imagem feminina na publicidade em cada um dos períodos descritos pelo artigo, os alunos, conjuntamente, deverão construir uma linha do tempo a partir de seus achados. Essa linha cronológica pode ser feita digitalmente, para ser compartilhada na rede por meio de um blogue, por exemplo, ou pode ser feita em papel pardo para ser afixada nos murais da escola.

Veja um exemplo de uma linha do tempo com imagens.

linha do tempo












(Disponível em: <http://www.ensinoarterede-eav.org.br/matApoio/linhaDoTempo/index.htm> Acesso em: 16 jun. 2013)

Essa atividade foi extraída da aula O uso do corpo feminino em capas de revistas: efeitos de sentido, da professora Walleska Bernardino Silva - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: