Disciplina - Lingua Portuguesa

18. A linguagem das histórias em quadrinhos

Distribuir, para os alunos, a seguinte HQ:
História em quadrinhos




























A partir dessa História em Quadrinhos (HQ), desenvolver as seguintes atividades:

1) Pedir que os alunos cubram as imagens e leiam apenas a linguagem verbal da HQ. Em seguida, pedir que eles cubram os balões de fala e leiam apenas a linguagem não verbal. Discutir, então, com eles em que medida uma complementa a outra. Levar os alunos a perceberem que na maioria das HQs a narrativa se dá pela conjugação entre as imagens e os diálogos das personagens.

2) Pedir que os alunos identifiquem quais são as falas da Mônica e quais são as falas do Cebolinha. Levar os alunos a perceberem que as falas das personagens vêm circunscritas por balões. Dentro dos balões também podem vir imagens, sinais de pontuação ou símbolos. Os balões mudam de formato dependendo da maneira que a personagem se expressa (por meio de fala, pensamento, grito, sussurro...) ou da emoção que demonstra (surpresa, alegria, raiva, medo, cansaço etc.). No texto dos balões se usa em geral letra de fôrma, maiúscula, desenhada a mão. Entretanto, o desenhista, dependendo do efeito que quer provocar, como, por exemplo, mostrar que alguém está chorando muito alto, pode mudar o tamanho, a cor ou a forma das letras. Veja alguns exemplos de balões:
balões utilizados nas histórias em quadrinhos





























3) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada como foram representados os sons: do beijo que a Mônica deu no Cebolinha (“CHUAC!”); do lançamento do bumerangue (“VUP”); da colisão do bumerangue com a Mônica (“POF”). Explicar então para eles que esses barulhos, que acrescentam sonoridade às imagens são chamados de onomatopeias. Pedir que os alunos citem algumas onomatopeias que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “BLIM! BLOM!” (campainha), “TRIMMM” (telefone, despertador), “TOC! TOC! TOC!” (batidas na porta).

4) Pedir que os alunos identifiquem na HQ trabalhada as palavras ou expressões que denotam emoção, como: “PUXA!” (surpresa), “OBA!!” e “DEMAIS!!” (alegria, satisfação), “AH! SOCORRO!” (aflição, desespero). Em seguida, explicar para eles que essas palavras ou expressões são chamadas de interjeições. Pedir que os alunos citem algumas interjeições que conheçam. Caso não se lembrem, o professor pode apresentar algumas, como “AI! UI!” (dor), “PSIU! PSIT” (apelo ou chamamento), “UFA!” (alívio). Observação: Algumas HQs podem apresentar legendas, ou seja, um pequeno texto, geralmente localizado em alguma das extremidades do quadrinho, que tem como funções: descrever algum fato; dar uma informação importante para o entendimento da história; caracterizar uma personagem; indicar tempo, lugar, modo, entre outras.

Essa atividade foi extraída da aula A linguagem das histórias em quadrinhos, da professora Daniela Amaral Silva Freitas - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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